Sexta-feira, Maio 10, 2024
22.5 C
Lisboa
More

    Capital do Zimbábwe amanhece calma apesar do clima de tensão no país

    Harare, capital do Zimbábwe, amanheceu nesta quinta-feira em aparente calma, apesar do clima de tensão vivido no país após a intervenção militar contra o governo de Robert Mugabe.

    O tráfego recuperou seus níveis habituais, na zona diplomática de Mount Pleasant desapareceram os controles que foram levantados ontem e as escolas retomaram suas aulas.

    O diretor da Comissão de Administração Pública do Zimbábue, Mariyawanda Nzuwah, pediu a todos os funcionários que fossem trabalhar, segundo publica o jornal estatal “The Herald”.

    “Espera-se que todos os funcionários apareçam no local de trabalho todos os dias a tempo de servir o povo do Zimbábwe”, manifestou Nzuwah, garantindo que todos os funcionários públicos – incluindo membros do Exército – receberiam seu salário a tempo.

    Muitas pessoas não trabalharam ontem, depois que os militares bloquearam os acessos aos principais edifícios governamentais da cidade, assim como o Parlamento.

    Enquanto Mugabe segue sob prisão domiciliar, o outrora fiel a ele – e ao seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF) -, “The Herald”, publica hoje um editoral onde comenta que, “se a intervenção militar pode fazer com que os cargos do partido voltem suas atenções para aqueles que votaram neles, a ação já terá feito muito” pela ZANU-PF.

    Durante o dia de ontem, segundo confirmaram veículos de imprensa locais, os militares prenderam três ministros com aspirações políticas da primeira-dama, Grace Mugabe, que aparecia como candidata a vice-presidente depois que seu marido destituiu, na semana passada, Emmerson Mnangagwa.

    Precisamente, saída do antigo vice-presidente, um incondicional do partido e veterano de guerra que surgia como possível sucessor de Mugabe, de 93 anos e no poder desde a década de 1980.

    A escalada de tensão começou na tarde da última terça-feira, quando vários tanques foram vistos em direção a Harare. (UOL)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

    A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema