Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    UNITA diz que não teme dissidentes

    Mais do que a morte do Dr. Jonas Savimbi, nada hoje pode atemorizar o partido do Galo Negro, que está preparado para gerir possíveis dissidências, em Março próximo afirmou no Namibe, o secretário-geral da UNITA, Vitorino Nhani.

    Aquele dirigente foi instado a reagir a uma falada onda de dissidências, possivelmente a acompanhar Abel Chivukuvuku, sobre quem se especula que vai abandonar a UNITA e abraçar outro projecto político.

    «Também são rumores que estamos a sentir, de que em Março poderá haver mais uma onda de dissidentes. Mas para a UNITA, isto é muito normal porque a parte mais lúgubre que o partido teve, foi exactamente a morte do Dr. Savimbi. Depois disto, não pode existir uma outra situação que possa estremecer a UNITA, não há», defendeu o secretário-geral do partido do galo negro.

    O político foi mais longe, e citou o princípio dos conjurados do 13 de Março de 1966 que consagraram a independência, a liberdade para os homens e a pátria mãe. Nhani disse que a liberdade enfatizada pelos conjurados, de entre os quais, o mais velho Samuel Chiwale, ilustra claramente a forma como o homem se deve sentir livre no seio do partido, e também no seu país, permitindo a livre escolha ideológica.

    Perguntamos ao secretário-geral da UNITA se o XI Congresso que era tido como sendo de unidade e reconciliação, não resolveu os problemas internos. Respondendo disse:

    «O que une exactamente os militantes e membros da UNITA é a questão ligada aos ideais, a questão ligada aos valores. E nós reafirmámos isto durante o X e XI Congressos realizados. Por causa mesmo desta universidade dos valores, é possível que um ou outro não se reveja num destes valores, num destes ideais», frisou.

    “Foi por causa disso  achamos que, mesmo depois da realização do XI Congresso que a todos os títulos foi uma grande vitória, reiteramos que todo aquele que não se revê na linha política da UNITA, naturalmente que é livre de optar por uma outra linha política que lhe vai na alma. Nisto, a UNITA em nenhum momento se opôs e só desejo mesmo boa sorte se isto acontecer”, reagiu Nhany.

    O secretário-geral UNITA negou avançar qualquer nome dos presumíveis quadros superiores que em arrasto poderão levar da capoeira de Isaías Samakuva muitos militantes, mas admitiu que em nada isto preocupa o seu partido.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema