Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Núncio apostólico D. Novatus Rugambwa visita presidiários

    O primeiro dia do ano 2012 foi especial para os prisioneiros da cadeia de Viana, que receberam a visita do Núncio Apostólico para Angola e São Tomé, D. Novatus Rugambwa, acompanhado do ministro do Interior, Sebastião Martins.

    O representante do Papa Bento XVI em Angola fez uma celebração eucarística no pátio da cadeia feminina, durante a qual pediu fé e esperança no futuro e desejou que dentro de cada um se renove a alegria do Natal.
    D. Novatus Rugambwa pediu aos detidos para terem um comportamento irrepreensível e a buscarem incessantemente a justiça, e apelou à mudança de comportamento e à esperança em dias melhores para todos.

    No dia em que a Igreja Católica assinalou o Dia Mundial da Paz, o prelado pediu que todos trabalhem pela paz, através do diálogo, aceitação do outro e solidariedade.

    Mais de 500 pessoas participaram na homilia que contou com a animação do grupo coral de Nossa Senhora das Graças. À reclusa Nerica da Conceição Loureiro, condenada em Março de 2011 a 17 anos de prisão maior, por homicídio, coube a primeira leitura.

    Após a missa, o Núncio Apostólico visitou algumas celas masculinas, o refeitório, a pastelaria e a padaria. D. Novatus Rugambwa conversou com os prisioneiros e rezou com eles o Pai-nosso. Ao percorrer o recinto da cadeia, o prelado católico ouviu muitos detidos a pedirem amnistia e perdão pelos seus crimes. Num gesto de solidariedade, foi parando e ouvindo atentamente o que os privados de liberdade queriam exprimir.

    O prisioneiro Esfilêndio dos Santos (Sebem) foi um dos que pediu ao representante do Santo Padre em Angola que rezasse para a sua saída da cadeia. Banhado em lágrimas, rompeu a barreira diante do ministro do Interior e do Núncio Apostólico e usou da palavra para mostrar a sua insatisfação pela sua detenção, que considerou injusta.

    Conselhos do ministro

    O ministro do Interior, Sebastião Martins, de forma pedagógica, incentivou o animador e cultor do estilo kuduro a ser um exemplo na cadeia. O ministro do Interior pediu calma e disse ao actor e músico Sebem que a cadeia não é um lugar de castigo, mas sim um lugar para apreender novas lições. O recluso Da Cruz, “Cover”, conhecido por ter protagonizado o sequestro de uma família na comuna do Hoji ya Henda, é outro jovem que se encontra na cadeia de Viana e que recebeu a bênção do Núncio Apostólico. A unidade prisional de Viana alberga 494 reclusos, sendo 251 do sexo feminino.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema