Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Núncio apostólico D. Novatus Rugambwa visita presidiários

    O primeiro dia do ano 2012 foi especial para os prisioneiros da cadeia de Viana, que receberam a visita do Núncio Apostólico para Angola e São Tomé, D. Novatus Rugambwa, acompanhado do ministro do Interior, Sebastião Martins.

    O representante do Papa Bento XVI em Angola fez uma celebração eucarística no pátio da cadeia feminina, durante a qual pediu fé e esperança no futuro e desejou que dentro de cada um se renove a alegria do Natal.
    D. Novatus Rugambwa pediu aos detidos para terem um comportamento irrepreensível e a buscarem incessantemente a justiça, e apelou à mudança de comportamento e à esperança em dias melhores para todos.

    No dia em que a Igreja Católica assinalou o Dia Mundial da Paz, o prelado pediu que todos trabalhem pela paz, através do diálogo, aceitação do outro e solidariedade.

    Mais de 500 pessoas participaram na homilia que contou com a animação do grupo coral de Nossa Senhora das Graças. À reclusa Nerica da Conceição Loureiro, condenada em Março de 2011 a 17 anos de prisão maior, por homicídio, coube a primeira leitura.

    Após a missa, o Núncio Apostólico visitou algumas celas masculinas, o refeitório, a pastelaria e a padaria. D. Novatus Rugambwa conversou com os prisioneiros e rezou com eles o Pai-nosso. Ao percorrer o recinto da cadeia, o prelado católico ouviu muitos detidos a pedirem amnistia e perdão pelos seus crimes. Num gesto de solidariedade, foi parando e ouvindo atentamente o que os privados de liberdade queriam exprimir.

    O prisioneiro Esfilêndio dos Santos (Sebem) foi um dos que pediu ao representante do Santo Padre em Angola que rezasse para a sua saída da cadeia. Banhado em lágrimas, rompeu a barreira diante do ministro do Interior e do Núncio Apostólico e usou da palavra para mostrar a sua insatisfação pela sua detenção, que considerou injusta.

    Conselhos do ministro

    O ministro do Interior, Sebastião Martins, de forma pedagógica, incentivou o animador e cultor do estilo kuduro a ser um exemplo na cadeia. O ministro do Interior pediu calma e disse ao actor e músico Sebem que a cadeia não é um lugar de castigo, mas sim um lugar para apreender novas lições. O recluso Da Cruz, “Cover”, conhecido por ter protagonizado o sequestro de uma família na comuna do Hoji ya Henda, é outro jovem que se encontra na cadeia de Viana e que recebeu a bênção do Núncio Apostólico. A unidade prisional de Viana alberga 494 reclusos, sendo 251 do sexo feminino.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema