Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Última Hora: Presidente da República exonera governador do Kuando Kubango, Júlio Bessa

    O Presidente da República, João Lourenço, exonerou esta terça-feira, 23 de Novembro, o governador da província do Kuando Kubango, Júlio Bessa, e em sua substituição nomeou José Martins como o novo governador daquela província.

    Num outro decreto o Chefe de Estado nomeou, igualmente, Guilherme Pereira para o cargo de vice-governador da província de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, indica uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

    Importa referir que o Bureau Político do MPLA tinha impedido, no princípio do mês de Novembro, a candidatura única do governador Júlio Bessa, ao cargo de primeiro secretário do partido no poder na província do Kuando Kubango.

    Embora ainda não se saibam as reais razões daquele impedimento, o certo mesmo é que a informação vinha expressa num comunicado do Comité Provincial do Kuando Kubango em cumprimento a uma orientação expressa do Bureau Político do MPLA datada de 03 de Novembro do ano em curso, que orientava aquela estrutura a suspender todas actividades preparatórias que visavam a realização da 13ª Conferência Provincial Ordinária do partido dos ‘camaradas’, agendadas para os dias 06 e 07 de Novembro, incluindo todas as movimentações e campanhas políticas em torno da candidatura ao cargo de primeiro secretário provincial do partido no poder.

    O Presidente da República, João Lourenço, exonerou esta terça-feira (23) o governador da província do Cuando Cubango, Júlio Bessa, e em substituição nomeou José Martins como o novo governador daquela província.
    (DR)

    Recentemente, o governador Júlio Bessa, viu o seu nome ‘atirado na lama’ depois de ter sido acusado pelo Jornalista William Tonet de estar a fazer parte de uma fraude que visava desembolsar dos cofres do Estado mais de 627 milhões de dólares a favor de uma empresa até então “desconhecida” na província.

    Segundo William Tonet, a empresa denominada Angoskimas Lda., criada a 3 de Julho de 1997 estava a fazer cobranças de dívidas contraídas em 1992, 1993 e 1997 sem, no entanto, nunca terem sido reportadas aos anteriores gestores da província.

    Em função dessa situação, o governador Júlio Bessa ameaçou abrir um processo judicial para responsabilização do jornalista William por, alegadamente, não ter respeitado o princípio do contraditório na matéria relativa ao mais recente escândalo milionário que envolveu o seu Executivo.

    Entretanto, em função da denúncia despoletada pelo jornalista William Tonet, a Procuradoria-geral da República Procuradoria da República no Kuando Kubango, abriu um inquérito para apurar a autenticidade da dívida avaliada em 627 milhões de dólares a favor da empresa Angoskimas, até então “desconhecida” na província do Kuando Kubango, entretanto, validada pelo Governo provincial do Kuando Kubango sem que a referida empresa fizesse prova da sua legalidade.

    Em actualização…

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema