Domingo, Maio 19, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Saúde: ASLM anuncia II Conferência Internacional na África do Sul

    Os principais oradores da Conferência: Dr. Luís Gomes Sambo (OMS); Dr. Peter Plot (London School of Tropical Medicien; Dr. Alex Coutinho (Director Executivo do Instituto de doenças Infecciosas de Kampala); Dr. Salim S Abdool Karim (Director do Centro de Pesquisa e combate à SIDA - Caprisa, África do Sul) (D.R.)
    Os principais oradores da Conferência: Dr. Luís Gomes Sambo (OMS); Dr. Peter Plot (London School of Tropical Medicien; Dr. Alex Coutinho (Director Executivo do Instituto de doenças Infecciosas de Kampala); Dr. Salim Abdool Karim (Director do Centro de Pesquisa e combate à SIDA – Caprisa, África do Sul)
    (D.R.)

    A Sociedade Africana de Medicina Laboratorial (ASLM), um organismo pan-africano, criado para prevenir crises e satisfazer necessidades laboratoriais e redes em toda a África vai realizar de 30 de Novembro a 4 de Dezembro do corrente ano, na cidade do Cabo, a sua 2.ª Conferência Internacional.

    O evento que decorrerá sob o lema “ASLM2014”, constitui uma plataforma para a comunidade laboratorial mundial partilhar as suas melhores práticas; adquirir conhecimentos e debater formas inovadoras de abordar os principais desafios da Saúde. O tema da conferência é dedicado à “Inovação e Integração de Sistemas Laboratoriais e Clínicos: Reformando o Futuro do HIV, tuberculose (TB), malária, influenza ou gripe, doenças tropicais negligenciadas e Patologias Emergentes em África.”

    A importância da pesquisa laboratorial e a qualidade no diagnóstico não pode ser exagerada, especialmente numa altura em que o continente africano enfrenta diversos surtos de doenças. As oportunidades para divulgar resultados de pesquisa para um público global estão reservadas unicamente aos cientistas, pesquisadores e formuladores de políticas africanas, na segunda Conferência Internacional da Sociedade Africana de Medicina Laboratorial (ASLM – African Society for Laboratory Medicine).

    O forum “servirá para sublinhar os esforços pan-africanos da ASLM, na melhoria da qualidade dos cuidados aos pacientes e controlo de doenças através de sistemas e redes laboratoriais melhorados em África”.

    “Os laboratórios jogam um papel estratégico na segurança da saúde global,” afirmou o Dr. Tsehaynesh Messele, Director Executivo da ASLM. “Partilhar as melhores práticas permite que a comunidade de saúde africana capitalize o movimento histórico para melhorar a eficiência laboratorial, reduzir custos e desenvolver uma capacidade local sustentável. Através de eventos como a ASLM2014, podemos expandir o nosso conhecimento e explorar novos territórios de forma a defender o papel fundamental e o avanço da medicina laboratorial em África.”

    Para a ASLM “os serviços laboratoriais, redes e sistemas são indispensáveis para a eficácia do sector da Saúde”.

    De acordo com esta organização “os laboratórios médicos desempenham um papel fundamental no diagnóstico global de doenças, vigilância, investigação de surtos, a iniciação e monitorização da terapêutica, bem como a pesquisa e desenvolvimento”.

    Na sua óptica, “os laboratórios médicos em África são, infelizmente, subdesenvolvidos, sem capacidade de atendimento à demanda de testes e de promover serviços de entregas, em pleno século XXI”.

    Na análise dos factos sobre a realidade africana, a ASLM evidencia ainda “os recursos inadequados dos serviços de diagnóstico”, que  comprometem “a qualidade da assistência ao paciente, devido a erros e o consequente sub/sobre tratamento da doença, que apresenta desafios significativos para a saúde económica e pública”.

    Nestes termos, a ASLM trabalha em obediência às recomendações da Organização Mundial da Saúde, OMS (Resolução AFR/RC58/R2), que defende o reforço dos laboratórios de saúde pública no continente africano, à luz da Declaração de Maputo de 2008, sobre “o fortalecimento dos Sistemas de Laboratório, em colaboração com os governos organizações locais e internacionais, implementando parceiros e do sector privado para atingir as seguintes metas até 2020:

    Fortalecimento da força de trabalho de laboratório, treinando e certificando profissionais e clínicos, através de quadros padronizados.

    Transformando os laboratórios de testes de qualidade, em unidades de certificação BBB em laboratórios; Promover programas de melhoria da qualidade com vista a alcançar a acreditação, pelas normas internacionais

    Desenvolver sistemas reguladores fortes e harmonizados para os produtos de diagnóstico, conforme definido pela norma “Global Harmonization Taskforce” .

    A construção de uma rede de laboratórios de referência nacionais de saúde pública, para melhorar a detecção precoce da doença e de pesquisa colaborativa.

    Movimento histórico em direção a sistemas de laboratório melhorados BBB, que ganhou um impulso significativo nos últimos anos em toda a África e entre a comunidade internacional. Através da sua visão estratégica  a ASLM2020, visa manter esse ímpeto.

    A ASLM está sediada em Adis Abeba, na Etiópia, e serve todos os países africanos. É  apoiada pela União Africana. (APO/Portal de Angola)

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema