Quarta-feira, Maio 22, 2024
15 C
Lisboa
More

    Ravinas ameaçam casas e vias na cidade do Cuito

    As ravinas dos bairros Cangangawe e Chissindo, que alastram a cada dia que passa, podem destruir, nos próximos dias, centenas de casas e cortar a via que dá acesso à periferia do Chissindo e ao centro da cidade do Cuito.
    O responsável da Comissão Provincial para a Protecção Civil, José Pinto, explicou que, no bairro Cangangawe, 20 famílias que se encontravam nas proximidades da ravina, foram realojadas, no ano transacto, em tendas para prevenir  acidentes mortais.
    Apesar dos apelos das autoridades, alguns moradores insistem em  construir as suas casas junto de zonas afectadas pelas ravinas, o que tem dificultado o processo de alojamento, lamentou José Pinto.
    Com mais de 30 metros de profundidade e 20 de largura, as ravinas dos bairros Cangangawe e Chissindo têm preocupado a Comissão provincial de Protecção Civil, que pedem a intervenção das autoridades provinciais e centrais para reverter o quadro.
    O apelo de José Pinto surge porque a comissão não tem capacidade técnica para estancar as ravinas. Uma empresa foi contratada para fazer as obras, mas até agora os trabalhos não arrancaram, embora o Governo Provincial tenha conhecimento da existência do problema, há já algum tempo.Actualmente, a cidade do Cuito tem quatro ravinas perigosas na periferia e todas estão a ser combatidas através de métodos tradicionais, por incapacidade técnica e financeira.
    A população foi aconselhada a abandonar as casas perto das ravinas e todas as famílias têm a garantia de que são realojadas em tendas, enquanto decorrem os trabalhos para estancar as ravinas.
    O responsável da Comissão Provincial para a Protecção Civil, José Pinto, disse que a destruição das áreas florestais é uma das causas do alastramento das ravinas.

     

    Delfina Victorino

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema