Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Proibido cortar árvores na Guiné-Bissau

    (Arquivo. DR. Reuters)
    (Arquivo. DR.
    Reuters)

    Na Guiné-Bissau uma moratória do executivo impede que nos próximos cinco anos se cortem árvores da floresta para extracção de madeira. O objectivo, segundo as autoridades, é permitir o reflorestamento no país.

    O Governo guineense considera de “extrema gravidade” a situação das florestas do país e afirmou ainda que a exploração actual é “um autêntico atentado contra o equilíbrio ambiental” do território.

    O executivo decidiu “declarar uma moratória no corte de árvores de madeira e a correspondente reflorestação” nos próximos cinco anos, sendo proibido o corte de madeira em toda a extensão do território guineense.

    A população rural também é chamada a participar na observância da decisão do Governo, bem como na preservação do ecossistema.

    Foi também ordenado às estruturas competentes do Estado para escoarem para Bissau toda a madeira já cortada, cerca de 140 mil “toros”, que será confiscada e cujo destino será determinado numa sessão do Conselho de Ministros a ser convocada. A venda deverá ser efectuada em hasta pública. A madeira, segundo o executivo, foi cortada de maneira “ilegal” nos últimos dois anos.

    O deputado Mário Dias Sami, presidente da comissão parlamentar para as questões do ambiente, defendeu que a justiça devia julgar e condenar os responsáveis pelo corte da floresta guineense. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema