Domingo, Maio 19, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Primeiro balanço da sociedade civil sobre a campanha eleitoral guineense

    O Código de Conduta Eleitoral foi assinado na semana passada na Assembleia Nacional Popular. (Liliana Henriques/RFI)
    O Código de Conduta Eleitoral foi assinado na semana passada na Assembleia Nacional Popular.
    (Liliana Henriques/RFI)

    Uma semana depois do início da campanha para as eleições gerais de 13 de Abril na Guiné-Bissau, as organizações da sociedade civil fizeram um balanço preliminar em que avaliaram as intervenções dos políticos como estando “dentro do aceitável”.

    Depois de partidos políticos e candidatos às presidenciais terem assinado um Código de Conduta Eleitoral na semana passada no Parlamento na presença de representantes da comunidade internacional, a sociedade civil considerou que nesta primeira semana de campanha, foi designadamente respeitado o preceito de não utilizar linguagem que incite ao ódio e à violência. Contudo, neste balanço globalmente positivo, a sociedade civil constatou o incumprimento da lei no que diz respeito ao horário de divulgação da propaganda eleitoral.

    De referir que paralelamente a este primeiro balanço de campanha, Bissau foi palco hoje de uma tentativa de assalto por homens armados e encapuzados contra a residência de Rui Sanhá, vice-procurador-geral da Guiné-Bissau.

    Apesar de se desconhecerem os motivos do sucedido, Bacari Biai, presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público, pode-se presumir que esta tentativa de assalto poderá estar relacionada com os “processos quentes” em fase de investigação no Ministério Público.

    De acordo com o sindicalista, os magistrados que estão a conduzir o inquérito sobre a alegada corrupção na administração dos Portos de Bissau receberam ameaças telefónicas, uma situação denunciada na semana passada, o sindicato dos magistrados tendo tornado hoje a tecer um alerta numa carta endereçada às entidades representando a comunidade internacional em Bissau. Nesta missiva, o sindicato refere estar a ponderar mandar parar o trabalho de todos os magistrados, no caso de não lhes ser garantida segurança. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema