Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Presidente zambiano quer alargar cooperação com Angola

    O Presidente zambiano, Hakainde Hichilema, reafirmou, na sexta-feira, em Accra, capital do Ghana, a intenção do reforço da cooperação no sector comercial entre Angola e a Zâmbia.

    Falando durante um encontro de cortesia com o embaixador angolano no Ghana, João Baptista Domingos Quiosa, o estadista zambiano reafirmou, igualmente, o seu agrado com a inauguração do Corredor do Lobito, visto que trará um grande benefício para os dois países.

    Segundo nota da representação diplomática angolana no Ghana, chegada este sábado, à ANGOP, o Chefe de Estado da Zâmbia participou, na noite de sexta-feira, num jantar oficial oferecido pelo seu homólogo ghanes no quadro da visita oficial a este país.

    A cerimónia oficial de transferência da concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte do corredor ao consórcio “Lobito Atlantic Railway”, formado pelas empresas Trafigura da Suíça, a Mota-Engil de Portugal e a Vecturis SA da Bélgica, decorreu na última terça-feira (4) e foi testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e seus homólogos das Repúblicas da RDC, Félix Tchisekedi, e da Zâmbia, Akainde Hichilema, respectivamente.

    Com gestão privada, o Corredor do Lobito integra o Porto do Lobito, o Terminal Mineiro, o Aeroporto da Catumbela e o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

    Para a SADC, o corredor é visto como um importante meio de desenvolvimento da região, com benefícios para Angola e os países vizinhos (RDC e Zâmbia).

    O Corredor do Lobito estende-se desde o Porto do Lobito, banhado pelo Oceano Atlântico, e atravessa Angola de Oeste a Este, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

    Abrange as áreas de mineração da província de Katanga, na RDC, e Copperbelt, na Zâmbia.

    O corredor representa a rota mais curta até um porto, a partir das áreas ricas em minerais da RDC e da Zâmbia.

    Cooperação Angola e Zâmbia

    As relações bilaterais entre Angola e a Zâmbia datam há mais de 40 anos, com a assinatura do primeiro acordo de cooperação económica, científica e técnica, em 1979.

    No âmbito do reforço da cooperação bilateral, em Janeiro de 2023, Angola e Zâmbia assinaram seis instrumentos jurídicos, com destaque para a construção dos troços de ligações fronteiriças Jimbe (Angola)/Mwinulunga/Mapelenga/Sikongo (Zâmbia)”, vias que visam facilitar a circulação de pessoas e produtos dos dois países.VM

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema