Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    “Premeditado”, “ameaças”, “ódio”. SOS Racismo afirma que morte de homem de 39 anos em Moscavide tem motivações raciais

    Em causa está a morte de Bruno Candé Marques, actor, que foi baleado por um homem de cerca de 80 anos, em Moscavide, no concelho de Loures. Associação garante que o autor do crime “já o havia ameaçado de morte três dias antes”

    Aassociação SOS Racismo exigiu este sábado justiça para o caso da morte de um homem de 39 anos, baleado esta tarde em Moscavide, no concelho de Loures, considerando que “o caráter premeditado do assassinato não deixa margem para dúvidas de que se trata de um crime com motivações de ódio racial”.

    “Hoje, pelas 14 horas, Bruno Candé Marques, cidadão português negro, foi assassinado com quatro tiros à queima roupa. O seu assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes e reiteradamente proferiu insultos racistas contra a vítima”, afirma a associação, em comunicado.

    Bruno Candé, de 39 anos, era actor, tinha três filhos e pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente, indica o jornal “Público”. Segundo a PSP, o jovem foi “baleado em várias zonas do corpo” por outro homem com “cerca de 80 anos”. Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse à Lusa que o óbito foi declarado no local e que o responsável pelos disparos foi detido, tendo-lhe sido apreendida uma arma de fogo.

    “O detido, após os disparos, foi retido por populares até à chegada da PSP, não ofereceu resistência e, neste momento, encontra-se na nossa custódia”, referiu o comissário Bruno Pires, acrescentando que o suspeito está num dos departamentos policiais do Comando Metropolitano de Lisboa.

    O corpo da vítima estendido no chão após os disparos do assassino (Foto: D.R.)

    Segundo os relatos recolhidos no local, dias antes terá havido uma discussão entre os dois homens, tendo Bruno Candé Marques sido desde então ameaçado pelo homem que este sábado disparou quatro tiros. No comunicado, o SOS Racismo pede que o “assassinato do Bruno Candé Marques não seja mais um sem consequências”, exigindo que “justiça seja feita”.

    Questionado sobre se o crime foi motivado por racismo, o comissário da PSP Bruno Pires referiu que “a única coisa que se sabe, e que poderá ser útil para a investigação, é que já existem relatos ao longo desta semana de desacatos”, mas a PSP ainda desconhece o motivo dos mesmos. “Dos relatos que conseguimos, não foi adiantada muita informação”, reforçou.

    O crime ocorreu na via pública, “em plena avenida de Moscavide”, onde foram registados “alguns disparos” cujos vestígios “estão a ser recolhidos pela Polícia Judiciária”, por se tratar de um crime de homicídio, avançou o comissário da PSP.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema