Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Países do G7 anunciam novas sanções contra a Rússia

    Numa altura em que os líderes do G7 se reúnem em Hiroshima, no Japão, o Reino Unido anunciou a proibição de venda de diamantes russos e os Estados Unidos vão revelar um novo pacote “substancial” de sanções.

    A Grã-Bretanha e os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções contra a Rússia, numa altura em que os líderes do G7, grupo formado por Reino Unido, França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Itália, está reunido em Hiroshima, no Japão.

    Londres revelou que pretende proibir os diamantes russos, enquanto vários meios de comunicação noticiaram que Washington planeia perseguir as entidades que ajudam Moscovo a contornar as sanções existentes.

    Antes do início das conversações, os chefes de Estado e de Governo do G7 depositaram coroas de flores no memorial da bomba atómica lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima no final da II Guerra Mundial. Uma mensagem contra o uso de armas nuclear, perante a retórica de Moscovo após a invasão da Ucrânia.

    Numa declaração conjunta, no início da cimeira, os países do G7 afirmaram que iriam “impor novas sanções e medidas para aumentar os custos para a Rússia e para aqueles que apoiam o seu esforço de guerra”.

    A paz na Ucrânia não pode ser alcançada “sem a retirada completa e incondicional das tropas e do equipamento militar russo”, frisaram os líderes do G7, reafirmando ainda “o compromisso de fornecer o apoio financeiro, humanitário, militar e diplomático de que a Ucrânia necessita durante o tempo que for necessário”.

    Restrições aos diamantes russos

    No Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou a proibição dos diamantes russos e das importações de metais da Rússia, incluindo cobre, alumínio e níquel.

    A Grã-Bretanha também terá como alvo mais 86 indivíduos e empresas envolvidos no “complexo militar-industrial” do Presidente russo, Vladimir Putin, além de todos os envolvidos nas indústrias de energia, metais e transporte marítimo, disse o governo de Sunak.

    O G7 deverá endurecer ainda mais as sanções contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia e anunciar restrições à exportação multimilionária de diamantes em bruto da Rússia.

    O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também disse esta sexta-feira que o bloco quer limitar o comércio de diamantes russos.

    Novas sanções dos EUA

    Vários meios de comunicação social citaram um alto funcionário do governo dos EUA, cuja identidade não foi revelada e que afirma que Washington está a aplicar um novo pacote de sanções.

    “Todos os membros do G7 estão a preparar-se para aplicar novas sanções e controlos de exportação”, disse o funcionário. “Mas os Estados Unidos vão lançar um pacote substancial de sanções próprias”.

    As medidas americanas incluem o corte de cerca de 70 empresas da Rússia e de outros países das exportações americanas, de acordo com o funcionário que falou sob anonimato, acrescentando que seriam anunciadas 300 sanções contra indivíduos, entidades, navios e aviões.

    Até agora, os EUA congelaram os fundos do Banco Central russo, restringiram o acesso dos bancos ao SWIFT – o sistema dominante para transações financeiras globais – e sancionaram milhares de empresas russas, funcionários do governo, oligarcas e respetivas famílias.

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, já afirmou que Berlim pretende adotar medidas pragmáticas para evitar que as sanções impostas à Rússia sejam contornadas.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema