Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    ONU pede “libertação imediata” de dezenas de mulheres no Burkina Faso

    Até 80 mulheres podem ter sido sequestradas por alegados jihadistas no norte do Burkina Faso na quinta e na sexta-feira. As autoridades falam em cerca de 50 mulheres, mas uma fonte local fala em cerca de 80. A ONU pede a “libertação imediata e incondicional” das reféns.

    As autoridades do Burkina Faso confirmaram, na segunda-feira, em comunicado, o rapto de cerca de 50 mulheres na localidade de Arbinda, no norte do país, na quinta e na sexta-feira. Porém, uma testemunha local diz que foram três, e não dois, os grupos de mulheres sequestradas em três locais : Boukouma, Wourougoudou et Trignien. No total, seriam cerca de 80.

    O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu a “libertação imediata e incondicional” das reféns, exigiu “uma investigação eficaz, imparcial e independente para identificar os autores e responsabilizá-los” e mostrou-se “alarmado” com o ataque que parece ser “o primeiro a visar as mulheres” no Burkina Faso. O governador regional disse que as buscas para encontrar as vítimas continuam.

    O Burkina Faso é um dos países mais pobres do mundo e luta contra a violência islamista que se alastrou para o Mali em 2015, apesar dos esforços internacionais para a travar.

    Combatentes ligados à Al-Qaeda e ao autoproclamado Estado Islâmico mataram milhares de civis e fizeram mais de 2,7 milhões de deslocados no Sahel. A insegurança também tem tido um pesado impacto na região e aumentado os níveis de fome, de acordo com as Nações Unidas.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema