Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    ONU começou hoje a avaliar como pode ajudar a Guiné-Bissau a voltar à normalidade

    Serifo Nhamadjo Foto: D.R
    Serifo Nhamadjo
    Foto: D.R
    A ONU começou hoje a avaliar como é que as Nações Unidas podem “de forma concreta ajudar” a Guiné-Bissau a voltar a ter “uma vida normal” e promete deixar recomendações dentro de duas semanas.

    A missão técnica da ONU reuniu-se hoje com o Presidente da República de transição, Serifo Nhamadjo, explicando depois aos jornalistas que uma das prioridades da missão é ver junto dos parceiros nacionais e internacionais e da sociedade civil “quais são as prioridades e qual a situação” da Guiné-Bissau.

    Bruno Mpondo-Epo, diretor da ONU para África e chefe da missão, disse aos jornalistas que está na Guiné-Bissau a pedido do Conselho de Segurança das Nações Unidas e lembrou que há um novo representante especial para o país, José Ramos-Horta, que tem a missão específica de ajudar o país “a ultrapassar a crise atual e regressar à ordem constitucional”.

    O responsável disse que a missão, de 15 dias, só agora está a começar e que só no final serão feitas recomendações.

    O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) anunciou que a missão é composta por 10 elementos, provenientes de Genebra, Nova Iorque, Itália e Dacar, e que vai ter encontros com o gabinete da ONU, autoridades de transição, comunidade internacional, partidos, sociedade civil e Liga Guineense dos Direitos Humanos.

    A Guiné-Bissau vive desde maio do ano passado um período de transição na sequência de um golpe de Estado, em abril, que derrubou os dirigentes eleitos. A maior parte da comunidade internacional não reconhece as autoridades de transição e cancelou os apoios-

    (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema