Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.6 C
Lisboa
More

    Novo gestor do Memorial Agostinho Neto inicia funções

    O novo Presidente do Conselho de Administração do Memorial Dr. António Agostinho Neto, António Fonseca, foi empossado nesta sexta-feira, em Luanda, em acto dirigido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso.

    Para Frederico Cardoso, que falava no acto de posse, é preciso continuar a inovar para tornar conhecido das novas gerações e àqueles que nos visitem tudo quanto foi o lugar que Neto deixou, suas obras, ensinamentos, sua visão relativamente a Angola, a África e o mundo.

    Em declarações à imprensa, no final do acto, o novo Presidente do Conselho de Administração do Memorial Dr. António Agostinho Neto, afirmou que numa primeira fase é fundamental Identificar os problemas e apelar ao engenho e arte para depois melhorar e cumprir com o papel reservado a Agostinho Neto.

    Defendeu um debate alargado de ideias sobre as questões culturais. Comprometeu-se em divulgar a obra de Neto nas suas diversas vertentes através de um programa consistente.

    O gestor disse que pode fazer mais em torno da divulgação, mas pretende, em primeiro lugar, criar uma equipa para o efeito.

    Eugénia Neto

    Para a viúva de Agostinho Neto, Eugénia Neto, é fundamental tornar realidade o desejo de preservar os valores da pátria, avançar para o mundo e respeitar.

    Relativamente às músicas a tocar no Memorial, sugere que sejam sacra e se for angolana, entende que tenha de ser suave. “As pessoas não se compenetram que ali é um cemitério. Não é um sítio para farras nem de álcool”.

    Na óptica de Eugénia Neto, Se não se respeita o valor simbólico de Agostinho Neto, não vale à pena ter o mausoléu.

    Segundo a viúva do primeiro presidente de Angola, a mensagem que fica é que é preciso levar as crianças ao mausoléu.

    Ministra da Cultura

    A ministra da Cultura teceu considerações em torno do perfil do novo PCA, que está ao serviço da cultura há 38 anos e um longo tempo dedicado ao jornalismo cultural e à investigação.

    “As suas qualidades profissionais e determinação na investigação de questões culturais, é para nós um estímulo”, disse Carolina Cerqueira que tem certeza que o Memorial ficará em boas mãos.

    Poderemos começar a trabalhar desde já no programa do centenário do fundador da nação angolana, conforme foi orientado pelo Presidente da República. Que o nome de Neto seja honrado pelos filhos e filhas de Angola.

    António Fonseca substitui no cargo Jomo Fortunato que foi exonerado pelo Presidente da República a 03 de Agosto último, devido a verificação de condutas inapropriadas durante a realização de actividades culturais no interior daquela instituição.

    O Memorial Dr António Agostinho Neto tem por vocação homenagear a figura do Presidente da República, Dr António Agostinho Neto, fundador da Nação e primeiro Chefe de Estado de Angola. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema