Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.6 C
Lisboa
More

    Ministra do Ambiente repudia substituição de espaços verdes por betão

    A ministra do Ambiente, Paula Francisco Coelho, expressou, hoje, em Luanda, o seu descontentamento em relação a substituição de alguns espaços verdes e jardins, por pavimentos de betão, uma prática que vem se intensificando sobretudo na capital do país.

    Em entrevista à imprensa, no final do seminário sobre “valorização dos espaços verdes em ambientes urbanos”, que decorreu na Centralidade do Kilamba, durante dois dias, a governante condenou o gesto, salientando que o seu pelouro está já a trabalhar no sentido de inverter o quadro.

    “Olho para esta realidade de forma muito negativa. Mas temos estado a fazer contactos com os Governos Provinciais e as Administrações Municipais, para criarmos uma consciencialização diferente daquilo que é a gestão integrada sobre o ponto de vista da sustentabilidade ambiental”, disse.

    Para si, estes mesmos espaços serão revisitados e recuperados, através acções conjuntas que envolverão também o recém-criado Instituto Nacional de Gestão Ambiental, em conformidade com um mecanismo de diálogo previamente identificado.

    Neste sentido, Paula Francisco Coelho adiantou que esse primeiro seminário visou essencialmente identificar, de forma mais específica, os tipos de legislações para se acautelar a questão dos espaços verdes, conjugados com a Lei de Terra, do Ordenamento do Território e sobre o sector da construção.

    Face a isso, a ministra do Ambiente sublinhou que uma das premissas do sector que dirige é a educação ambiental, nas suas mais variadas vertentes, quer seja informal quer seja formal, assim como a aposta na formação e capacitação, consubstanciada no aprendizado com prática.

    “(….) Os espaço verdes contribuem para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações e comunidades locais em geral. Atraem cidades, visitantes, implementação de áreas de lazer e ecológicas e jovens casais que pretendem conviver em ambientes naturais com alegria”, lembrou.

    Assim sendo, apelou às empresas de construção e ordenamento a acautelarem os espaços verdes, com vista a melhorar as paisagens do país e proporcionar uma imagem mais harmoniosa às cidades angolanas, através do embelezamento com plantas específicas em determinadas obras.

    Participaram do aludido Workshop, realizado no auditório do CIFIC, directores dos Gabinetes Provinciais do Ambiente, Serviços Comunitários e Resíduos, administradores de todos os municípios e distritos de Luanda, arquitectos, projectistas e paisagistas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema