Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Novo aparelho reduz gastos e longas viagens

    O diagnóstico de casos de traumatismo no Hospital Municipal de Quilengues, província da Huíla, começou a ser feito pela primeira vez, depois da instalação de um aparelho de raio-X.

    Com este equipamento, adquirido pela administração local, os doentes deixam de percorrer 143 quilómetros até à cidade do Lubango para serem submetidos a exames para detectar casos de traumatismo.

    A entrada em funcionamento do raio-X no Hospital Municipal de Quilengues é um “alívio” para o aluno António Mukuambi, de 15 anos, que fracturou um pé durante uma partida de futebol na escola primária da comuna do Dindi.

    Antes de levarem o filho ao hospital, os pais usaram folhas de “lomolo” para fazer massagens ao pé fracturado, mas as dores persistiam. “Sempre que se fazia a massagem no pé direito de Mukuambi, as dores continuavam”, explica Paulino Njavela, irmão do paciente.

    A verdade é que ninguém tinha noção da dimensão do problema, por não haver, no município, um aparelho para detectar a fractura. “Com a entrada em funcionamento do aparelho de raio-X esses casos passam a ser tratados com mais cuidado”, diz.
    Ao Hospital Municipal de Quilengues chegam, com frequência, muitos casos de traumatismo, que anteriormente eram transferidos para o Hospital Central do Lubango, que fica a 143 quilómetros, para se fazerem os exames médicos.

    O administrador da unidade hospitalar, Tito António, explica que, devido à distância que separa as duas localidades, os doentes nem sempre cumpriam as orientações médicas. “Com a entrega do aparelho, os pacientes passam a realizar diversos exames localmente sem precisarem de percorrer longas distâncias”, assinala.

    “O aparelho radiológico serve para diagnosticar por imagem possíveis doenças que não podem ser observadas a olho nu, fazer uma radiografia a todos os pacientes que têm traumas internos, como fracturas e outras doenças internas no corpo humano”, explica.

    O estabelecimento hospitalar, com capacidade para internar 20 pacientes, dispõe de farmácia, banco de urgência, consultas externas, maternidade, pediatria e Programa Alargado de Vacinação.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema