Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Acção Social quer comunicação aberta nas famílias

    A directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Cunene, Georgina Braga, pediu hoje, segunda-feira, às famílias a pautarem por um diálogo mais aberto para prevenir casos de violência no lar.

    Falando à ANGOP a propósito das jornadas comemorativas do 25 de Novembro, Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, disse que a maior parte dos casos de violência doméstica acontecem devido à falta de diálogo.

    A responsável afirmou que, por motivos sociais, os casais passam por sérios problemas na sociedade, que influenciam no modo de viver, mas podem ser resolvidos na base do princípio do diálogo e do respeito.

    Lembrou que a violência contra a mulher é um problema complexo, sendo que o seu combate exige acções integradas em diversos níveis, áreas e instâncias.

    Fez saber que o gabinete tem promovido acções de sensibilização de encorajamento das mulheres a vencer as barreiras do silêncio e a ganharem a cultura de denúncias, em prol de uma sociedade livre de violência.

    Georgina Braga incentivou as mulheres a apostarem na superação académica e profissional para fazerem valer os seus direitos e participarem de forma activa nas políticas públicas.

    Cunene registou no período de Janeiro a Setembro deste ano, 88 casos de violência doméstica, sendo que 53 são de abandono de lar, 22 violências psicológica, seis de violência física, quatro patrimoniais, duas violências sexuais e uma de violência verbal.

    O Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher foi instituído, em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. PEM/LHE/VM

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem é quem no conflito na RDC

    As exuberantes florestas nas zonas fronteiriças do leste da República Democrática do Congo (RDC) têm servido como base operacional...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema