Terça-feira, Maio 7, 2024
13.1 C
Lisboa
More

    Ministro destaca papel dos assessores de imprensa e chefes dos CDI

    O ministro da Comunicação Social destacou hoje, segunda-feira, em Luanda, o papel que deve ser exercido pelos assessores de imprensa e chefes dos Centros de Documentação e Informação (CDI) para que os seus trabalhos possam resultar num contributo para a boa imagem da instituição onde estejam vinculados e, por extensão, do Executivo.

    José Luís de Matos - Ministro da Comunicação Social (Foto: Joaquina Bento)
    José Luís de Matos – Ministro da Comunicação Social (Foto: Joaquina Bento)

    José Luís de Matos, que discursava na abertura da Reunião Metodológica dos Assessores de Imprensa e Chefes dos Centros de Documentação e Informação, referiu que estes profissionais devem conhecer a fundo a natureza do seu trabalho e os objectivos estratégicos do Ministério ou empresa que servem.

    O governante referiu, por outro lado, que estes profissionais para fazer de maneira eficaz e eficiente o seu trabalho, devem saber o papel do jornalista, a dinâmica da comunicação social e as suas motivações e manter “aguçado” o sentido de oportunidade para identificar as ocasiões adequadas para divulgar as mensagens que convêm à sua instituição.

    Para si, esta lógica só vai funcionar na prática, se eles tiverem sempre em mente que devem tomar iniciativas no concernente ao relacionamento com os medias.

    “Quero com isso dizer que cada profissional deve manter proactivo o seu relacionamento com a comunicação social para atender as solicitações dos jornalistas com informações correctas e credíveis num prazo razoável”, observou José Luís de Matos.

    De acordo com o ministro, para exercer com excelência e produtividade o seu trabalho, os comunicadores das diversas instituições devem situar-se próximo das esferas de decisão, e se possível directamente ligados aos respectivos ministros, presidentes ou directores gerais.

    “Os que exercem funções públicas têm a obrigação de prestar contas aos cidadãos sobre aquilo que está a ser feito pelos órgãos dos quais trabalham”, afirmou.

    José Luís de Matos defendeu que essas mudanças de paradigmas exigem que cada um desses profissionais esteja informado sobre o programa do Executivo.

    A reunião metodológica do Ministério da Comunicação Social aborda, entre outros temas, “as novas técnicas de integração de imagens reais e virtuais”, “pecados imperdoáveis na actuação dos assessores de comunicação institucional”, “marketing governamental, boa comunicação, como boa política-o desafio de fazer acontecer”.

    Participam do encontro, o secretário de Estado, Manuel da Conceição, os Presidentes dos Conselhos de Administração das empresas públicas de Comunicação Social, assessores de imprensa, chefes de CDI, entre outros. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PR discute parcerias com multinacionais americanas

    Nove audiências com entidades empresariais e homens de negócios marcaram, esta segunda-feira, o primeiro dia de trabalho do Presidente...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema