Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Ministra queniana sugere investimento em jovens

    A ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia, Mónica Juma, afirmou segunda-feira ser importante investir na educação e na juventude por ser a força impulsionadora para o desenvolvimento e mudança de mentalidades para catalisar África à um futuro melhor.

    Dissertando o tema “clamando sobre o futuro de África”, no auditório Maria Medina, na Faculdade de Direito, em Luanda, disse ser esta franja da sociedade o foco da transição, através da interiorização da construção da consciência, identidade e orgulho do seu continente.

    Indicou que no seu país as receitas para a educação está em terceiro lugar no OGE defendendo o mesmo aos demais estados, como forma de criar futuros líderes, capazes de direccionar o continente para o sonho desejado.

    “As independências dos países africanos nas décadas de 60 e 70 trouxeram esperança e ansiedade para o desenvolvimento e o potencial que temos. Estamos perante desafios internos e externos. Apesar de ser o continente mais rico a nível do mundo, os seus habitantes continuam a ser os mais pobres e a sua economia são precárias e subdesenvolvidas”, frisou.

    Referiu que as guerras, doenças, roubo dos recursos, actos de crimes internacionais, caracterizam a África como um continente doente. “As literaturas falam em um continente perdido, sendo preciso desmitificar esse conceito”.

    “É uma análise do passado e errada, estamos numa nova era, há desafios políticos, porque países como o Quénia, Libéria, África do sul, Etiópia, Zimbabwe e Angola já transitaram para um processo de paz tranquilo, justificou.

    A ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia, Mónica Juma, é doutorada em Filosofia pela Universidade de Oxford, bacharel em Artes pela Universidade de Nairobi e possui uma certificação em Estudos sobre Refugiados em Oxford.

    Participaram do evento a ministra do ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, Maria Sambo, membros do governo, estudantes e convidados. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema