Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Ministra da Cultura incentiva criatividade dos agentes culturais

    (Angop)
    (Angop)

    Mbanza Kongo – Maior criatividade para fazer da cultura um vector do desenvolvimento foi recomendada, quarta-feira, em M’banza-Kongo, à classe artística da província do Zaire, pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

    Ao responder as preocupações apresentadas pelos jovens participantes ao fórum provincial de auscultação social, atinentes ao seu sector, a titular da cultura advogou a necessidade de se potenciar os sítios e locais históricos da região, com vista a promover o turismo cultural.

    Lembrou, na ocasião, que a província do Zaire é rica em manifestações culturais, pelo que os agentes do ramo devem evidenciar a sua veia criativa, de modo a tornar este potencial em riqueza de facto.

    Rosa Cruz e Silva apelou ainda para o reforço das acções que visam a promoção dos valores culturais nacionais, visando a sua perpetuação e transmissão às gerações futuras.

    Informou que o seu pelouro continua a trabalhar na identificação de locais e sítios históricos, em todo o território nacional, tendo convidado a juventude a juntar-se a este esforço e a cultivar o interesse à investigação sobre a história de Angola.

    Reprovou a política de aculturação, lembrando que vários departamentos ministeriais do executivo angolano trabalham no processo de resgate dos valores morais, cívicos e culturais dos cidadãos.

    A ministra abordou ainda o fenómeno religioso, em estudo no país, ao qual relacionou com a imigração ilegal, advertindo que as igrejas que actuam à margem da lei estão impedidas do exercício da sua actividade, estando previstas medidas punitivas aos prevaricadores.

    Rosa cruz e Silva louvou o programa do governo do Zaire que contempla a criação de infra-estruturas culturais, facto que considerou ser um incentivo à promoção artística.

    Integraram a comitiva do governo central, o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, e o secretário do estado para as águas, Luís Filipe da Silva, e responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos.

    O diálogo com a juventude, que decorre em todas as províncias do país, visa dar seguimento as orientações do chefe do executivo angolano, José Eduardo dos Santos, que recomenda à concertação de ideias para a procura de consensos à volta de programas e projectos de interesse colectivo.

    Estes eventos realizam-se sob o lema “ Dialogar para Desenvolver” e culminarão com o Fórum Nacional, que decorrerá em Luanda em Setembro próximo.

    Participaram jovens provenientes dos seis municípios da província, que colocaram preocupações inerentes ao emprego, educação, saúde, energia e águas, vias de acesso, cultura, desporto, entre outras de interesse público.

    A ministra da Cultura, que participou no fórum na qualidade de chefe do grupo de acompanhamento do executivo central, louvou a participação activa dos jovens nos debates e a forma ordeira como apresentaram as suas preocupações. (portalangop.co.ao)

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema