Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Lunda Sul: Assistência médica na província satisfaz governadora

    Saurimo – A melhoria considerável, neste ano, no sector da saúde na Lunda Sul, com a construção e reabilitação de varias unidades sanitárias, que garantem assistência médica e medicamentosa personalizada às populações, foi destacada, no fim-de-semana, em Saurimo, pela governadora da província, Cândida Maria Guilherme Narciso.

    Cândida Narciso - Governadora da Lunda Sul (ANGOP)
    Cândida Narciso – Governadora da Lunda Sul (ANGOP)

    Ao fazer o balanço do ano prestes a finda, a governadora Cândida Narciso informou que em 2013 foram construidos dois centros de saúde, 26 postos de saúde, um bloco operatório, uma sala de raio x , uma casa de velório e as instalações da Cruz Vermelha de Angola, o que permitiram melhorias no sector.

    A governante considera que o “sector da saúde está saudável”, porque todas as comunas contam com um posto de médico, para prestar serviços básicos de assistência médica e medicamentosa à população.

    De acordo com Cândida Narciso, a construção da Maternidade Provincial e do Hospital Municipal de Saurimo são, entre outras, as acções do Governo local com vista a mealharia da qualidade da assistência médica e medicamentosa, bem como na prestação de um serviço com qualidade à população.

    No tocante à municipalização dos serviços de saúde, a governante adiantou que a execução dessa tarefa permitiu a sua aproximação às comunidades e possibilitou também maior desenvolvimento destes serviços.

    “Salvo as questões orçamentais e as dificuldades de ordem humana, a municipalização dos serviços de saúde foi considerada positiva e funciona bem”, disse.

    Acrescentou que as questões prioritárias de saúde pública na província passam pela prevenção e controlo das grandes endemias, como a malária, raiva, shistomiase, tuberculose e a malnutrição nas comunidades e, consequentemente, na prevenção da gravidez na adolescência.

    Para tal, disse ser necessário um trabalho conjunto entre os vários sectores públicos, de modo a procurar questões estruturantes para o desenvolvimento dos recursos humanos da província com base na formação contínua, promoção das carreiras profissionais, motivação, mecanismos de fixação e retenção de quadros, bem como a remuneração.

    Garantiu a construção de mais unidades sanitárias na província, para que os serviços de saúde cheguem até as comunidades mais longínquas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema