Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Luanda: Comissão de bairro aponta gado como causa de acidentes na via Funda/Cabíri

    O movimento do gado bovino durante a noite e madrugada na zona da Cananga, periferia da Comuna de Cabíri, município de Icolo e Bengo, em Luanda, foi apontado como uma das causas dos acidentes de viação na estrada que liga as comunas da Funda (Cacuaco) e Cabíri ( Icolo e Bengo).

     Gado bovino na via Funda/ Cabíri (Foto: Albino Antonio)

    Gado bovino na via Funda/ Cabíri (Foto: Albino Antonio)

    Em declarações terça-feira, à Angop, o coordenador adjunto da Cananga, Francisco Manuel da Costa, realçou que durante a noite e madrugada, inclusive o gado fica disperso e tem causado muitos acidentes.

    A título de exemplo apontou o caso de um fazendeiro que ficou com a viatura totalmente destruída na zona da Mabuia quando embateu numa manada de bovinos que atravessava o troço, durante a noite, e num local sem iluminação.

    “ Este não é o único caso, inclusive durante o dia vemos o gado a fazer a travessia. Este ano muitas viaturas ligeiras, pesadas e motorizadas tiveram acidentes por causa do gado”, desabafou.

    Segundo Francisco da Costa, o gado pertence a duas fazendas agropecuária em que os proprietários não têm vedado o seu terreno e por este facto, gado anda a procura de pasto em todo o lugar, inclusive destroem algumas lavras.

    Os prejuízo são enormes, acrescentou, porque os camponeses compram sementes, insecticidas, adubos, muitos dos quais fazem crédito bancários para potenciar a sua produção, infelizmente não tem tido êxito na recolha dos produtos, porque o gado anda a solta e arruína toda plantação .

    Os camponeses Isaac Lucas e Mariana Simbaluca lamentaram o facto do gado não estar fechado, pois surge sempre nas suas lavras e alimenta-se quase de meio hectare de milho, tomate, pimenta, quiabo e beringela.

    De acordo com os camponeses, que praticam agricultura de subsistência familiar, apelos foram já feitos as autoridades competentes para que intervenha para por fim a situação.

    ” Os donos têm conhecimento deste facto, mas não fazem nada para acabar com este problema ” desabafaram.

    A responsável dos serviços veterinários de Icolo e Bengo, Ana Maria, disse que vários avisos foram já feitos aos gerentes destas fazendas para que coloquem a vedação nas suas propriedades.

    As autoridades administrativas de e Icolo e Bengo solicitou ao comando da Policia Nacional para agir em conformidade com o estipulado na lei. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema