Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Líderes do G7 sem consenso, não conseguem readmitir Rússia ao grupo

    Os líderes dos principais países industrializados estão em França, para a reunião anual do G-7, onde a tensão tem aumentado durante todo o fim-de-semana.

    Ainda antes da reunião ter começado, escreve a VOA, o Presidente americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas sobre o vinho francês, uma das indústrias mais importantes do país anfitrião.

    Por outro lado, há também a discussão sobre as alterações climáticas, um tema que não encontra consenso entre os líderes e o ainda como lidar com a China e com o Irão. Em cima da mesa os líderes tinham também a proposta de Trump de trazer a Rússia de volta ao grupo (a Rússia foi removida depois da anexação da Crimeia em 2014) e o impasse do acordo comercial do Reino Unido com a União Europeia em resultado do Brexit.

    Com estas divisões profundas, o consenso parece improvável. Depois da primeira sessão deste domingo, 25 de Agosto, os líderes não conseguiram chegar a acordo no que toca à readmissão da Rússia ao grupo em 2020.

    Depois da primeira sessão de trabalhos sobre economia global, política internacional e segurança, o governo francês anunciou que os líderes do G-7 concordaram que o Presidente francês, Emmanuel Macron, deve enviar uma mensagem ao Irão e ter conversações com autoridades iranianas.

    Não foram avançados detalhes sobre a mensagem e Donald Trump disse não ter discutido nem a mensagem nem as conversações com o Irão.

    Falta de consenso

    Donald Tusk, president do Conselho Europeu reconheceu que “tem sido muito difícil encontrar uma linguagem comum”.

    O Presidente Emmanuel Macron já havia declarado que não vai haver um comunicado conjunto do grupo no fim da cimeira, dando como uma das razões desacordos entre Trump e outros líders em temas centrais.

    Esta é a primeira vez na história do G-7 que a cimeira vai terminar sem um comunicado.

    A cimeira marca o primeiro encontro entre Trump e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson desde que Johnson tomou o poder depois da sua antecessora Theresa May não ter conseguido fechar um acordo comercial sobre o Brexit.

    Os membros do G-7 são o Canadá, a França, a Alemanha, a Itália, o Japão, o Reino Unido e os Estado Unidos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema