Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Lançada terceira fase de apoio ao Fundo Global do Ambiente

    A terceira fase do projecto Grande Ecossistema da Corrente de Benguela (BCLME III) de apoio ao Fundo Global do Ambiente (GEF) para implementação de projectos que visam a sustentabilidade do BCLME, foi lançada, em Luanda, pela ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto.


    Na ocasião, a ministra referiu que o bclme III visa fazer a governança dos mares e oceanos numa perspectiva não só de desenvolvimento económico (economia azul), mas também de preservação do oceano.

    Para tal, disse, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Global do Ambiente (GEF), disponibilizaram 10 milhões e 900 mil dólares, para realizar projectos no âmbito da poluição marinha e da governança integrada e inclusiva do mar e dos oceanos, tendo em consideração todos os actores que usam o mar e o oceano para exploração económica.

    Segundo a governante, o bclme tem por objectivo fazer com que os países melhor conheçam o mar e desenvolvam a actividade económica no sentido de criar oportunidades de emprego e combater a pobreza de forma sustentável.

    “Com a implementação do projecto bclme III, a bcc terá as bases para apoiar os países membros a fortalecer, integrar e incorporar as prioridades transfronteiriças e vinculá-las as políticas e planos de desenvolvimento nacional.

    Entretanto, a ministra informou que decorre no país o processo de criação de uma estratégia nacional para o mar, que vai definir os objectivos, as medidas e as acções direccionadas aos diversos sectores com intervenção no mar.

    A primeira fase do projecto bclme I visou introduzir aos Estados que partilham a Corrente Fria de Benguela (BCC) o conceito de gestão das pescas, numa perspectiva ecossistémica, de modo a manter um ecossistema saudável e produtivo e em condições de resiliência para poder prestar os serviços necessários ao bem-estar das populações.

    A Corrente Fria de Benguela (BCC) é um instrumento jurídico que permite aos países membros construir sinergias para o uso sustentável dos mares e oceanos, uma vez que no seu artigo IV estipula os princípios da cooperação, colaboração, uso sustentável e gestão dos recursos marinhos, prevenção e mitigação da poluição e da protecção da biodiversidade e conservação do ecossistema. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema