Domingo, Maio 19, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    João Lourenço entrega bens à população de Ombala Yo Mungo

    O Presidente da República, João Lourenço, procedeu este sábado a entrega simbólica de dois camiões cisterna (de 20 mil litros cada), feno para o gado e bens de primeira necessidade à população da comuna de Ombala Yo Mungo, município de Ombadja, província do Cunene.

    O acto simbolizou o ponto alto do segundo dia da visita de trabalho do Chefe de Estado à província do Cunene, cujo objectivo é constatar a realidade da seca na região, uma das zonas mais afectadas, com cerca de 59 mil e 311 habitantes e mais de 100 mil cabeças de gado em sofrimento, dos 340 mil de todo o município.

    Entre os bens entregues, constam também produtos de primeira necessidade como arroz, sal, açúcar, feijão, massa alimentar, salsichas, óleo vegetal e água mineral.

    Na ocasião, o João Lourenço recebeu informações detalhadas do ministro da Agricultura e Florestas, Marco Nhunga, sobre os prejuízos causados pela seca, ao sector agrícola, bem como as soluções e necessidades urgentes para equilibrar a dieta alimentar da população.

    O governante explicou que os meios entregues fazem parte de um lote destinado aos seis municípios do Cunene (Cunhama, Namacunde, Ombadja, Curoca, Cuvelai e Cahama), contemplando 51 mil e 43 toneladas de feno (pasto para o gado) , 32 toneladas de sal comum, Duas mil e 66 toneladas de sal mineral e 100 toneladas de grãos de milho.

    Acrescentou que o lote integra igualmente 33 toneladas de farelo de trigo, 10 kits técnicos, 100 litros de carricidas, material diverso e fármacos de uso veterinário, para o gado doente, entre bovino, suíno e caprino.

    De Ombala Yo Mungo João Lourenço rumou para a povoação de Oshaiwanda, onde constatou o sofrimento dos moradores da aldeia de “Okanakawa”.

    Na oportunidade, foi informado pela administradora de Ombadja, Albertina Teresa José, da morte de uma jovem, soterrada enquanto ajudava na escavação de um furo.

    Nesta deslocação, o Presidente da República fez-se acompanhar pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, e por uma delegação ministerial.

    O Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise de água e pasto, com 79,1 por cento da população total (estimada em um milhão, 157 mil e 491 habitantes) comprometida. Os últimos dados do Governo Provincial apontam para o aumento do número de animais mortos, que passa de 19 mil e 539 para 26 mil e 267, na última semana.

    A seca afecta actualmente 285 mil e 194 pessoas em Ombadja; 114 mil e 991 em Namacunde; 65 mil e 526 no Cuanhama; 53 mil e 677 no Curoca e 38 mil 432 no Cuvela, 299 mil e 623 pessoas na Cahama (a mais visada), o que perfaz um total de 857 pessoas afligidas (171.488 famílias) em toda a província.

    Com uma extensão territorial de 75 mil, 955 e 61 metros quadrados, a província do Cunene localiza-se no sul de Angola, e comporta seis municípios, vinte comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais, e conta com um milhão, 157 mil e 491 habitantes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema