Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Isalina Gonçalves arrebata prémio de “Melhor Actriz”

    Isalina Gonçalves estreou-se no cinema, este ano, com o filme “A Testemunha”, do realizador Ngouabi Silva, e teve a distinção de Melhor Actriz em curta-metragem de ficção, da sétima edição do Festival Internacional O Cubo de Cinema Independente em Língua Portuguesa, que decorre em formato “online”, desde 11 deste mês.

    Actriz há 19 anos, Isalina Gonçalves começou a carreira no teatro, propriamente no Colectivo de Artes Horizonte Njinga Mbande. Participou nas três telenovelas, “Sede de Viver”, “Minha Terra, Minha Mãe” e “Jikulumessu”, e teve também participações em peças de teatro, trabalhos publicitários e apanhados da Televisão Pública de Angola (TPA).

    “A Testemunha” é uma curta-metragem de 13 minutos, com Isalina Gonçalves (Amnésica), Faria João (Assassino), Constância Lopes (chefe da Polícia) e Osvaldo Moreira (Agente da Polícia). A narrativa gravita em torno de uma jovem mulher, que acorda sem memória nuns escombros sinistros, tudo o que tem a fazer é percorrer o local sem ideias do que lhe espera pela frente. A medida que se recompõe chega a um surpreendente final.

    Em termos de orçamento, de acordo com o realizador, o filme custou cerca de um milhão de kwanzas.

    “Parabéns pelo prémio de Melhor Actriz! Saudações cubísticas!”, disse o director do Festival, Fabiano Cafure, em mensagem endereçada à actriz e ao realizador. Acrescentou terem ficado felizes com os óptimos resultados atingidos pelo festival, “ainda que nesses tempos difíceis para a cultura e o audiovisual”.

    Segundo o director, o Festival “não acabou ainda, ha-verá mais novidades, por que prolonga-se até ao dia 22 de Dezembro, e que surgirão muitas acções participativas e novos prémios”. O responsável apelou aos cinéfilos angolanos para assistirem aos filmes pelo canal “ww.canalocubo.com”, referindo que os filmes que tiverem maiores visualizações terão prémios, além das promoções individuais de cada filme e de peça audiovisuais, inclusive entrevistas para o programa Cine Cubo.

    Angola inscreveu no Festival cinco filmes, dos quais três foram seleccionados para concorrer, “Nós Somos – Trajectória de uma Nação”, de Asdrúbal Rebelo, “O Plano do Rei” e “A Testemunha”, ambos de Ngouabi Silva.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema