Sábado, Abril 27, 2024
15.9 C
Lisboa
More

    Visitantes convidados a “espremer-se” entre modelos nus na nova retrospetiva de Marina Abramović

    Marina Abramović, a famosa artista performativa sérvia, está a ser homenageada com uma prestigiada exposição retrospetiva na famosa Royal Academy of Arts, em Londres.

    Com uma reputação de ultrapassar incansavelmente os limites da resistência física e mental em nome da arte, o corpo de trabalho único e provocador de Abramović foi reunido para uma incrível exposição.

    Em particular, a retrospetiva marca a primeira exposição da Royal Academy of Arts dedicada a uma artista feminina e a incursão inaugural da instituição no domínio da arte performativa.

    Os visitantes são também encorajados a envolver-se ativamente no mundo da arte performativa.

    Uma das entradas da exposição é guardada por dois modelos nus, convidando os visitantes a espremerem-se pela passagem estreita entre eles numa peça intitulada Imponderabilia, originalmente realizada por Abramović e Ulay em 1977.

    Ao longo de uma carreira de cinco décadas, Marina Abramović foi aclamada em todo o mundo como uma das principais pioneiras da arte performativa.

    É famosa por testar consistentemente os limites da sua própria resistência mental e física ao longo do seu trabalho – e por convidar o público a segui-la no processo.

    A artista sérvia causou um enorme impacto no mundo da arte com obras espetaculares, incluindo Rhythm 0, de 1974, quando Abramović convidou o público a interagir com ela usando um dos 72 objetos numa mesa à sua frente num espaço de eventos em Nápoles.

    Embora as pessoas tenham começado de forma branda – oferecendo-lhe uma rosa ou um beijo – a performance de seis horas terminou com uma arma carregada apontada à sua cabeça.

    Trabalhos posteriores, incluindo The Artist Is Present, de 2010, realizado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, encorajaram os espetadores a questionar as suas próprias emoções enquanto se sentavam em silêncio em frente a Abramović, durante mais de 700 horas.

    A resposta foi surpreendente, pois mais de 1500 indivíduos de todos os quadrantes da sociedade participaram nesta experiência partilhada, muitas vezes levados às lágrimas pela profunda ligação que estabeleceram com o artista.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema