Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Investimentos avultados no Moxico

    O Governo da Província do Moxico disponibilizou este ano mais de seis mil milhões de kwanzas para construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, no quadro do Programa de Investimentos Públicos e do Programa Integrado Municipalizado.
    Dos investimentos feitos até ao momento, destaca-se a construção e reabilitação escolas, hospitais, instalação do sistema de água potável e de energia eléctrica e a construção de centros infantis. Foram ainda construídas residências e centros juvenis, além de ter sido reactivado o sector da agricultura.
    O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, Hélder Will Cahilo, disse ao Jornal de Angola que,  no final do primeiro semestre deste ano, a província vai ganhar três novos hospitais municipais, duas residências para administradores, centros médicos, cinco escolas com 12 salas cada, dois laboratórios de análise e uma secção administrativa.
    O sector da Educação na província é o que mais atenção vai merecer no quadro do Programa de Investimentos Públicos, com a construção de várias escolas do primeiro e segundo ciclo de ensino.
    A situação da energia eléctrica na cidade do Luena vai deixar de ser um problema, com a instalação de uma central térmica cujas obras tiveram em finais de 2011 e ficam concluídas na primeira quinzena de Agosto. No local, vão ser instalado quatro geradores com  capacidade de oito mil kvas.
    Para o mês de Agosto, e de acordo com director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, está prevista a inauguração de um condomínio para professores universitários, composto por 12 residências.
    Com vista a melhorar a assistência médica e medicamentosa à população, o governador do Moxico, João Ernesto dos Santos, procedeu, no dia 15 deste mês, à inauguração do hospital municipal do Alto Zambeze, que foi reabilitado e ampliado.

    Prevê-se ainda para este mês, a abertura do hospital no município do Luchase. A infra-estrutura moderna construída de raiz.  Na cidade de Luanda está também em construção um hospital municipal com capacidade para cem camas. O hospital provincial do Moxico está a ser reabilitado e ampliado.
    Nos municípios do Alto Zambeze e Luau tiveram início as obras de construção de dois institutos médios, sendo um Politécnico e outro Agrário.
    Também estão em fase final as obras de construção dos 200 fogos habitacionais. De acordo com o programa do governo, está previsto para a cidade do Luena a construção de um condomínio e de duas centrais  de captação, distribuição e tratamento de água potável.
    Na cidade capital, foi construído um lar da terceira idade moderno com todos os serviços  e que é inaugurado no próximo mês.
    O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, Hélder Will Cahilo informou que o sector da Agricultura vai conhecer, ainda este ano, melhoras significativas com a futura instalação do projecto Agro-Industrial, na localidade do Sacassange.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema