Sexta-feira, Maio 31, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Projecto cultural Afridika apresenta documentário

    Um documentário intitulado “Fela Kuti – Música é Arma” é exibido no próximo dia 26, no Laa-roi Teatro, em Luanda, no âmbito da II edição do projecto filmográfico “Afridika: Nzo Yeto, Bukisi Beto” (“África: Nossa casa, nosso lar”).
    Tal como na primeira edição, em que esteve presente um especialista para debater a temática na altura em questão, a deste ano vai contar com a presença do activista sócio-cultural angolano Analtino Santos, que vai dissertar sobre o multi-instrumentista nigeriano e criador do Afrobet, Fela Kuti, apurou a Angop.
    Além de reflectir sobre a vida deste activista político, os espectadores vão também poder adquirir a biografia do artista nigeriano escrita pelo antropólogo e sociólogo cubano Carlos Moore.
    A influência de Fela Kuti transcende a indústria musical, do mesmo modo que Bob Marley mostrou que é possível fazer entretenimento de forma consciente, como se pode constatar nos testemunhos de grandes nomes da música.
    “Profundamente dilacerado entre negar uma herança de submissão e afirmar um novo destino de libertação para a sua terra e gente, Fela Kuti veio produzir uma obra de fôlego incomparável no âmbito da música internacional do ciclo popular cosmopolita e cosmo-político da segunda metade do século XX”, escreveu Gilberto Gil, ao prefaciar a edição em português da autobiografia de Fela Kuti.
    A I edição do projecto Afridika aconteceu no dia 14 de Junho, com a exibição da curta-metragem “África – Uma história Rejeitada”, apresentada pelo historiador e crítico de arte Patrício Batsikama.
    Este projecto tem por objectivo reunir, através da filmografia, pessoas de todas as sensibilidades em torno das identidades afro-angolanas, suas influências e transformações, através de ciclos mensais de filmes que retratem as vivências, os lugares, as tradições, as culturas e as obras sobre África.

    Para a III Edição, está reservada a apresentação (dia 23 de Agosto) do filme “Amistad”, realizado em 1997. A história passa-se em 1839 e é baseada em factos que ocorreram durante uma sublevação de escravos africanos a bordo do navio negreiro Amistad e que lutaram em território americano, para fazer valer o seu direito à revolta.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Joe Biden vai autorizar Ucrânia a utilizar armamento norte-americano contra alvos em solo russo

    Estados Unidos juntam-se assim a Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Suécia, entre outros países ocidentais que garantiram que não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema