Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Impugnação de Adalberto Costa Júnior à vista na UNITA?

    “Quem quiser ser líder da UNITA deve aguardar pelo próximo conclave de 2023”, considera Abílio Kamalata Numa, reagindo a uma tentativa de impugnação movida por alguns membros do partido contra Adalberto Costa Júnior.

    O assunto sobre alegada crise interna no partido do Galo Negro continua em alta na imprensa angolana. Nos últimos dias, um grupo de militantes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) fez ataques à liderança do partido e dirigiu-se ao Tribunal Constitucional para exigir a impugnação do congresso que elegeu o atual líder do maior partido da oposição em Angola.

    Os militantes, que só dão entrevista à imprensa pública angolana, são liderados por Kawiki Sampaio da Costa, antigo secretário para mobilização da UNITA em Luanda. O grupo acusa Adalberto Costa Júnior de violar o Estatuto do partido, alegadamente por ter dupla nacionalidade – angolana e portuguesa.

    Declarações insultuosas
    Muitos militantes e dirigentes da organização política fundada por Jonas Savimbi, consideram essas declarações insultuosas. O general Abílio Kamalata Numa, um dos concorrentes à presidência da UNITA no congresso realizado em novembro de 2019, é disto exemplo.

    Em declarações à DW África, o general Numa acusa o Movimento pela Libertação de Angola (MPLA), partido no poder em Angola desde 1975, de estar a investir dinheiro público para comprar a consciência de figuras que estão a fazer insultos à UNITA.

    No entanto, num comunicado divulgado na semana passada, o Bureau Político do MPLA negou ser “padrinho” da deserção de militantes da UNITA.

    Mas a justificação do MPLA não convence, Abílio Kamalata Numa, que ocupa o cargo de secretário para os antigos combatentes da UNITA, diz que, se os dissidentes não fossem aliciados pelo partido no poder, não estariam a residir atualmente em hotéis.

    “É assim que muitos desses angolanos saíram dos seus lares, estão hospedados em todos os hotéis e restaurantes onde eles passaram a viver, infelizmente”, indica o político.

    Abílio Numa acusa o grupo de se ter deixado aliciar pelo MPLA devido a dificuldades financeiras, porque no seu entender “foi mesmo esse aperto financeiro que todos nós vivemos que fez com que fossem vítimas de mais uma cruzada que o MPLA tenta levar contra a UNITA”.

    Álvaro Chikwamanga Daniel, secretário-geral da UNITA.
    (DR)

    Sem legitimidade para demitir a direção da UNITA
    Sobre a tentativa de impugnação de mandato do congresso que elegeu Adalberto Costa Júnior, Abílio Kamalata Numa afirma que aquelas figuras não têm legitimidade para demitir a direção do Galo Negro eleita em 2019.

    “Quem quer candidatar-se nos próximos tempos, o partido tem esta abertura, e lá vem o 2023, que teremos outro congresso”, afirma Numa, para quem “neste momento o presidente da UNITA é o engenheiro Adalberto Costa Júnior, eleito no XIII Congresso em 2019”.

    Ainda de acordo com o general, “esses militantes não têm nenhuma legitimidade de poderem convocar congressos extraordinários, a elencar quem seria destituído da presidência e quem seria o futuro presidente de Angola”.

    Propagandas contra a oposição
    O secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel, diz que o que está ocorrer no país são propagandas com a finalidade de ofuscar a imagem da oposição e a sua liderança.

    “Sendo a UNITA a força política a que o povo mais confia para concretizar a alternância política, a oligarquia que capturou o Estado, roubou e continua a roubar Angola, desgraçou e continua a desgraçar os angolanos, atira-se desesperada e deliberadamente contra o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, na tentativa de desestabilizar e ofuscar a sua liderança”, considera Daniel.

    Entretanto, diante da polémica criada por dissidentes, o secretário-geral da UNITA esclareceu recentemente, aos militantes do seu partido que Adalberto Costa Júnior já renunciou a nacionalidade portuguesa.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema