Terça-feira, Maio 21, 2024
15 C
Lisboa
More

    Holanda retira oficialmente embaixador na Turquia

    A Holanda anunciou hoje ter retirado oficialmente o seu embaixador em Ancara, uma medida que ilustra um novo ponto baixo nas relações diplomáticas com a Turquia desde que Haia impediu a presença de ministros turcos no seu território.

    “Não conseguimos [apesar das negociações] chegar a um acordo acerca da forma como deveria decorrer a normalização” das relações, declarou o ministro holandês dos Negócios Estrangeiros, Halbe Zijlstra, em comunicado.

    Por isso mesmo, o governo holandês “decidiu oficialmente retirar o embaixador dos Países Baixos em Ancara, que já entra na Turquia desde março de 2017”, salientou o ministério.

    De forma recíproca, “uma vez que os Países Baixos não têm embaixador na Turquia, não darão autorização para a entrada em funções de um novo embaixador turco” na Holanda, afirmaram ainda as autoridades.

    As relações entre os dois países ficaram muito afetadas em março de 2017, quando a Holanda interditou a aterragem de um avião que transportava o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Cavusoglu.

    O chefe da diplomacia turca viajava para a Holanda para participar num comício com a comunidade turca em Roterdão a propósito do referendo para o reforço dos poderes do presidente, Recep Tayyip Erdogan. Vários membros do executivo turco realizaram ações de campanha pela europa a favor do “sim” a mais poder de Erdogan.

    Face a esta interdição, a ministra turca da família, Fatma Betül Sayan Kaya, viajou para Roterdão de carro, entrando pela fronteira com a Alemanha.

    A polícia bloqueou o carro a poucos metros do consulado turco, o que deu origem a distúrbios entre apoiantes e as autoridades. O carro da ministra foi depois acompanhado pelas autoridades holandesas até à fronteira alemã.

    A polícia holandesa acabaria por dispersar cerca de mil manifestantes turcos ou de origem turca em Roterdão.

    A Turquia exigiu um pedido de desculpas ao primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, pelo tratamento dado à sua ministra e recusou o regresso a Ancara do embaixador holandês, que estava – por esses dias – fora do país. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema