Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Governo da RDC prepara condições para repatriamento de refugiados

    Angop

    O governador da província do Kassai Central, República Democrática do Congo (RDC), Martin Mulamba, garantiu, segunda-feira, no Dundo (Lunda Norte), que a sua região está pronta para receber os cidadãos congoleses na condição de refugiados no Lóvua (Angola), desde Maio de 2017.

    O governante se encontra em Angola para uma visita de trabalho de três dias, com o objectivo de tratar com as autoridades angolanas o processo de repatriamento dos refugiados congoleses.

    No final de um encontro que Martin Mulamba manteve com o Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse à imprensa serem “falsas” as alegações de que a RDC não oferece condições de segurança para acolher os mais de 20 mil refugiados assentados no acampamento do Lóvua.

    Realçou que os motivos que justificaram a saída dos cidadãos congoleses do seu país de origem estão ultrapassadas, por este facto os cidadãos do Congo podem já regressar, de forma a contribuir para o desenvolvimento do país.

    “O Congo tem as condições para receber os nossos filhos há qualquer momento, por isso viemos na Lunda Norte, para encontrarmos soluções urgentes e acelerar a reunião tripartida entre o governo da RDC, Angola e o Alto Comissariado das Nações Unidades”, referiu.

    No primeiro dia da visita, os dois governadores, Ernesto Muangala e Martin Mulamba tiveram reunidos para discutir o processo de repatriamento e encontrar áreas de cooperação entre as regiões da Lunda Norte e a província do Kassai.

    Nesta terça-feira, o governante desloca-se ao município do Lóvua, para manter contactos com os refugiados.

    A migração dos cidadãos congoleses em Angola derivou da violência extrema e generalizada, causada por tensões políticas e étnicas na RDC, em 2017.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema