Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Explosão em mesquita no Paquistão deixa 32 mortos

    Um atentado suicida em uma mesquita lotada de policiais em Peshawar, no Paquistão, matou pelo menos 32 pessoas nesta segunda-feira, o mais recente ataque contra a polícia na cidade do noroeste onde militantes islâmicos continuam ativos.

    Autoridades hospitalares disseram que pelo menos 147 pessoas ficaram feridas, muitas delas em estado grave.

    O primeiro-ministro Shebaz Sharif chamou a explosão de um ataque suicida. Havia pelo menos 260 pessoas na mesquita, acrescentou o policial Sikandar Khan.

    Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo atentado, que destruiu a mesquita durante as orações do meio-dia, causando o desabamento de uma parede em cima dos fiéis. O edifício está localizado dentro de um complexo altamente fortificado que inclui a sede da polícia provincial e um departamento antiterrorista.

    “Estamos percebendo que o terrorista estava na primeira fila”, disse o ministro da Defesa, Khawaja Asif, à Geo TV.

    Imagens da emissora governamental PTV mostraram policiais e moradores tentando remover os destroços do local da explosão e carregando feridos nos ombros.

    O ataque foi o pior na cidade desde março do ano passado, quando um atentado suicida em uma mesquita muçulmana xiita durante as orações de sexta-feira matou pelo menos 58 pessoas e feriu quase 200. Militantes do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade daquele ataque.

    Peshawar, que fica na periferia dos distritos tribais do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, é frequentemente alvo de grupos militantes, incluindo o Taliban paquistanês.

    O grupo, conhecido como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), é um guarda-chuva de grupos islâmicos sunitas e sectários que querem derrubar o governo e substituí-lo por sua própria marca de governança islâmica.

    O TTP intensificou os ataques desde que encerrou um chamado acordo de paz no ano passado com o governo paquistanês, facilitado pelo Taliban afegão.

    O TTP tem realizado ataques frequentes contra a polícia nos últimos meses. Em dezembro, militantes islâmicos tomaram um centro antiterrorista no noroeste e fizeram reféns para negociar com autoridades do governo.

    Por Jibran Ahmad

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema