Terça-feira, Maio 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Explosão em estação de trem na China deixa três mortos e 79 feridos

    Polícia paramilitar em Urumqi. (Foto: Mark Ralston/AFP Photo)
    Polícia paramilitar em Urumqi. (Foto: Mark Ralston/AFP Photo)

    Pelo menos três pessoas morreram e 79 ficaram feridas nesta quarta-feira em uma explosão dentro de uma estação de trem de Xinjiang, no oeste da China, no momento em que o presidente chinês, Xi Jinping, realiza uma visita à região, anunciou a agência de notícias estatal Xinhua.

    A explosão, classificada pela agência de notícias de “violento ataque terrorista”, foi registada por volta das 19h00 locais na estação de trens do sul de Urumqi, capital de Xinjiang, “em bagagens abandonadas entre a saída da estação e um ponto de ónibus”.

    Os primeiros comentários de internautas sobre o incidente e várias mensagens publicadas pela imprensa não passaram pela censura chinesa e foram suprimidos horas após a explosão, assim como as imagens do local do incidente.

    O acesso à estação, a mais movimentada de Xinjiang, foi reaberto por volta das 21h00, depois da retirada das pessoas presentes no momento da explosão, disse a Xinhua.

    As autoridades chinesas consideram como “muito sensível” a divulgação de qualquer incidente desse tipo, como o massacre na estação de Kunming (sul) no início de Março, no qual homens armados com facas mataram mais de trinta pessoas. Membros da minoria étnica uigur provenientes de Xinjiang foram acusados do ataque.

    Em visita à região, o presidente chinês considerou que Xinjiang é “a linha de frente” da luta contra o terrorismo, segundo declarações divulgadas nesta quarta-feira pela imprensa oficial.

    A China iniciará em Xinjiang uma estratégia antiterrorista que consiste em atacar primeiro para assustar os inimigos e inspirar os cidadãos, acrescentou Xi Jinping, citado pela Xinhua.

    Os uigures, muçulmanos de língua turca, são a principal etnia desta região chinesa, mas dizem ser vítimas de uma política repressiva da etnia Han, majoritária na China, contra sua religião e cultura. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema