Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Executivo investe na Aquacultura

    Mais de 15 mil famílias vão beneficiar do projecto de apoio à pesca continental e à aquacultura comunal, lançando ontem, em Luanda, pela ministra das Pescas, Victória de Barros Neto.

    O projecto, aprovado em 2015 e com um financiamento de 11,1 milhões de dólares do Executivo angolano e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vai envolver dez mil pescadores e cinco mil mulheres processadoras e comerciantes de peixe.

    A ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, apontou o projecto como um objectivo estratégico do Executivo para alcançar a segurança alimentar, combater a fome, reduzir a pobreza e melhorar as condições sociais das populações.

    “O país tem grandes potencialidades hídricas, com abundância de rios, lagoas e lagos, recursos que constituem um factor crucial para a prática da pesca continental e da aquicultura”, frisou.

    O Ministério das Pescas seleccionou quatro províncias do país, nomeadamente Bengo, Cuanza Norte, Malanje e Luanda, para a implementação do projecto, que tem a duração de cinco anos. “Em 2013, o Ministério das Pescas solicitou um apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para financiamento do projecto que foi aprovado e agora vai ser implementado nessas quatro províncias”, explicou a ministra.

    Com o arranque do projecto, Victória de Barros Neto disse estarem criadas as condições para o aumento da quantidade e qualidade da produção de peixe, melhoria das infra-estruturas e do sistema de comercialização e reforço da capacidade institucional. “Com um investimento cada vez maior, a pesca artesanal é um dos subsectores em que registamos uma intersecção significativa de mulheres, participando de forma activa e dinâmica nas comunidades piscatórias, onde a transformação, processamento, conservação e comercialização do pescado é assegurada maioritariamente por elas”, referiu.

    A directora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para projectos em Angola, Abla Benhammouche, garantiu o compromisso da sua instituição na implementação do projecto com a finalidade de participar no desenvolvimento económico, na luta contra a pobreza, produção de alimentos para combater a desnutrição e gerar receitas no quadro do plano de desenvolvimento e estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional. O principal objectivo do projecto, disse a directora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, é aumentar as receitas das comunidades que se dedicam à pesca continental, reduzir a vulnerabilidade e melhorar a nutrição das famílias mais vulneráveis. “O projecto foi concebido para reduzir a incidência da pobreza entre as famílias que se dedicam à aquicultura, pesca continental e à agricultura em pequena escala”, afirmou.

    Abla Benhammouche acrescentou que a maneira mais efectiva de reduzir a pobreza é financiar pequenas empresas, capacitar as pessoas, aumentar os conhecimentos e a confiança para arrecadar mais receitas.

    O consultor do FIDA, Tounessi Mohamed, revelou que já foram empregues mais de um milhão de dólares na implementação do projecto de apoio à pesca continental e à aquicultura comunal.

    O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas em Malanje, Carlos Chipoia, realçou a importância da implementação do projecto para favorecer as famílias mais carenciadas da província. Carlos Chipoia disse que a província de Malanje já tem um centro com mais de dois hectares, com vários tanques redes preparados, para multiplicação e reprodução de alvinos. (Jornal de Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema