Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Estrangeiros tentam obter cidadania angolana de forma ilegal

    A denúncia foi feita hoje à Angop pelo chefe do departamento de registo civil e identificação da Delegação Provincial do Bengo da Justiça e dos Direitos Humanos, Tito Pedro de Sousa, frisando que os técnicos estão preparados para detectar esse tipo de casos.

    O responsável disse que os infractores são, na sua maioria, cidadãos da República Democrática do Congo que contam com a colaboração de angolanos, inclusive funcionários da Justiça.

    Os estrangeiros apanhados nesta prática são encaminhados para o Serviço de Migração e Estrangeiros para clarificar a sua situação migratória e, caso se conclua estarem ilegais no país, são repatriados.

    Disse haver angolanos envolvidos neste acto ilícito, facilitando e instruindo os estrangeiros para que obtenham fraudulentamente a cidadania angolana.

    “Nas últimas semanas abrimos um posto no bairro Kalawenda, no município do Dande, e na lista de presença para serem atendidos os 15 primeiros cidadãos eram estrangeiros”, relatou.

    No entanto, explicou que o estrangeiro que tenha filho nascido em Angola pode adquirir legalmente o registo de nascimento, mas depois deverá dirigir-se a embaixada do seu país para conformar o acto.

    Quanto aos estrangeiros que queiram obter a cidadania angolana, o responsável da justiça disse existirem procedimentos próprios, devendo os requerentes dirigir-se as conservatórias e postos de registo civil para obter a informação necessária.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Parlamentares aprovam pena máxima de oito anos para crimes de violação a menor

    Os deputados à Assembleia Nacional (AN) chegaram a consenso, esta quinta-feira, sobre a pena máxima de oito de prisão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema