Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Emitidas garantias a favor do projecto de água do Bita

    A Agência Africana de Seguros Comerciais (ACA) emitiu uma garantia de 351 milhões a favor de empréstimos obtidos pelo Governo angolano para a implementação do projecto de água potável do Bita, concebido para fornecer dois milhões de consumidores em Luanda.

    O site baseado em França “Afrik 21”, que disponibiliza esta informação na edição de ontem, afirma que a garantia destina-se a cobrir perdas superiores à garantia parcial concedida pelo Banco Mundial (BM), forma a viabilizar a execução financeira do projecto, para o qual o Governo subscreveu compromissos com outras instituições financeiras de desenvolvimento.

    Tal é o caso do Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank), que anunciou a sua disponibilidade para financiar o projecto no âmbito da recuperação pós-Covid-19 em Angola.

    As autoridades angolanas receberam, ainda, financiamentos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), bem como de bancos privados com o British Standard Chartered, Societe Generale francesa, o Crédit Agricole Corporate and Investment Bank, do grupo Crédit Agricole, e do BNP Paribas.

    Compromisso do Governo

    A publicação lembra que, apesar da crise sanitária causada pela Covid-19, que tem afectado a economia angolana devido à queda dos preços do petróleo e da produção, o Governo continuou a implementar o projecto de água potável da Bita, considerado estratégico pelo potencial de resolver de forma permanente a escassez de água na capital do país e arredores.
    De forma global, o projecto envolve a construção de uma central de água potável de 260 mil metros cúbicos no Bita, uma localidade situada a 40 quilómetros de Luanda, a funcionar graças a um sistema de captação instalado no rio Kwanza, que cruza os arredores de Luanda antes de desaguar no Oceano Atlântico.

    O projecto visa ainda colocar 82 quilómetros de condutas principais para abastecer quatro novas linhas de distribuição em áreas peri-urbanas não abastecidas a Sul da capital Luanda, como o Cabolombo, Mundial, Ramiros e Bita.
    As principais linhas de água serão também alargadas para abastecer dois centros de distribuição já implantados, mas com abastecimento insuficiente, nos arredores de Luanda. Além disso, as áreas de Camama e Benfica também deixarão de ser abastecidas por camiões-cisterna.

    Reforma das empresas públicas

    “Este projecto é essencial para atingir os objectivos de desenvolvimento de Angola, uma vez que traz um serviço de água seguro e fiável para o Sul de Luanda. É, também, um excelente exemplo de uma solução de financiamento combinado inovador usando garantias do Banco Mundial e o seguro ACA, que tranquilizou os mercados financeiros e ajudou a garantir financiamento ”, afirmou Sebnem Erol Madan, director de Financiamento de Infra-estrutura, Parcerias Público-Privadas e Garantias do Banco Mundial.

    De acordo com a ACA, a garantia vai mitigar o risco de não pagamento por parte do Governo da dívida contraída com a construção das futuras instalações. O Ministério das Finanças angolano é citado a declarar que o projecto Bita já desencadeou uma expansão para a reforma das empresas públicas do sector das águas.

    “No contexto das recentes reformas tarifárias que visam permitir uma recuperação eficiente de custos e, ao mesmo tempo, a eliminação progressiva dos subsídios operacionais, o projecto vai de facto suportar os ganhos de eficiência necessários para a Companhia Pública de Águas de Luanda (EPAL)”, segundo uma declaração do Ministério das Finanças inserta na publicação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema