Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    ECO Negócios junta embaixadores africanos e empresários alemães

    imagesBerlim – Angola participou, em Berlim, no “Diálogo de Negócios de Embaixadores Africanos 2013”, em que estiveram presentes também representantes do meio empresarial privado da Alemanha.

    A delegação angolana foi liderada pelo ministro-conselheiro da sua Embaixada na Alemanha, Colense Sebastião de Sousa, em representação do embaixador Alberto Correia Neto.

    O encontro, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Alemã e a “África-Verein” (Associação África), reuniu representantes de mais de 50 países africanos acreditados na Alemanha e quase 30 empresas do sector privado alemão, dos mais variados ramos de actividade.

    Na sessão de abertura, discursaram os directores executivos da Câmara de Comércio e Indústria Alemã, Martin Wansleben, e da “África-Verein”, Christoph Kannenglesser, a ministra de Estado federal dos Negócios Estrangeiros, Cornelia Pieper, o decano dos embaixadores africanos na Alemanha, o togolês Essohanam Paka, e o presidente da Fundação Alemanha-África, Hartwig Fischer.

    Todos realçaram a importância da união de esforços para o fortalecimento e alargamento das relações económicas e comerciais entre a Alemanha e os países africanos, partindo da promoção e intensificação dos contactos com o sector privado alemão.

    A República de Angola é hoje o terceiro parceiro mais importante na África subsariana para a economia alemã e alberga uma delegação da economia Alemã que representa a terceira localização da rede da Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemã.

    Por ocasião da visita do Presidente José Eduardo dos Santos à Alemanha, em 2009, os dois países assinaram Memorando de Entendimento na área económica para promover investimentos alemães em Angola.

    Conforme referiu na altura o Chefe de Estado angolano, trata-se de “um instrumento extremamente importante, que vai permitir aos operadores económicos alemães envolverem-se em vários projectos”.

    Em 2010, o comércio bilateral entre Angola e a Alemanha terminou em 491 milhões de Euros, mas com tendência positiva para 2011.

    Considerando o crescimento rápido das relações bilaterais, foi estabelecido em 2008 o Fórum Económico Germano-Angolano como plataforma bilateral de intercâmbio sobre as relações económicas entre os dois países a ter lugar regular e alternadamente na Alemanha e em Angola.

    Esse fórum une todos os círculos da economia alemã interessados em Angola, na intenção comum de fortalecer as relações económicas bilaterais através de um diálogo cordial com os parceiros angolanos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema