Domingo, Maio 12, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Presidente do FIDA visita Angola

    Kanayo-F.-Nwanze.-O presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo Mwanze, vai efectuar, este ano, uma visita de trabalho a Angola a convite das autoridades angolanas.

    O convite foi formulado nesta sexta-feira pelo ministro da Agricultura, Pedro Canga, durante uma audiência, no final da trigésima sexta sessão do Conselho de Governadores do FIDA, que decorreu de 13 a 14 de Fevereiro, na capital italiana.

    No encontro, o governante angolano felicitou o presidente do FIDA pela sua reeleição, para mais um mandato de quatro anos, e manifestou o interesse de Angola beneficiar de mais financiamentos e quadros seus nas estruturas desta instituição.

    “O facto de não terem surgido outras candidaturas e os Estados membros terem aumentado a sua contribuição para a 9ª Reconstituição, num período de forte crise económica e financeira internacional, reflecte bem a confiança em si depositada, mercê do excelente trabalho realizado no mandato precedente, e que permitiu melhorar a eficiência e a coesão da Organização, a qualidade e o impacto dos projectos do FIDA nas comunidades rurais mais pobres” – acrescentou.

    Por seu lado, Kanayo Mwanze agradeceu a contribuição de Angola para a 9ª Reconstituição, no valor de 190 milhões de kwanzas e mostrou-se aberto a receber jovens estagiários angolanos nas estruturas da organização e a visitar este ano Angola.

    Ao discursar, na quarta-feira, no Conselho, o ministro da Agricultura anunciou que Angola reduziu a taxa de fome e subnutrição em 57,1 por cento entre 1990 e 2012, sendo que actualmente a taxa de subnutrição é de 27 porcento, quando em 1991 era de 62 porcento.

    O sucesso de Angola no combate à fome e à pobreza, deve-se fundamentalmente, segundo o ministro, a paz alcançada em 2002 e a visão estratégica do presidente José Eduardo dos Santos na condução dos diferentes programas do Executivo, cujos resultados estão a traduzir-se na promoção e melhoria das condições de vida dos angolanos.

    Durante os trabalhos, que decorreram sob o lema “O Poder das Parcerias: Forjar Alianças para a Agricultura Familiar Sustentável”, os participantes no Conselho de Governadores analisaram, entre outros assuntos, as conclusões do Comité de Emolumentos, o Relatório de Contas de 2011, e o Programa e Orçamento para 2013.

    O Representante Permanente junto do FIDA, o Embaixador Florêncio de Almeida integrou igualmente a delegação angolana.

    O FIDA é uma agência das Nações Unidas criada em Novembro de 1977, na altura para fazer frente à fome no Sahel. O seu principal objectivo é conceder financiamento directo e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço económico dos pobres rurais, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema