Segunda-feira, Maio 27, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Doing Business 2020: Côte d’Ivoire ganha 12 lugares

    O país melhorou o seu desempenho em termos de facilitação de negócios, segundo o relatório do Banco Mundial publicado no final de Outubro.

    É um governo marfinense satisfeito com o desempenho da Costa do Marfim no Doing Business 2020 que se pronunciou sobre o assunto ao adoptar, no Conselho de Ministros, uma comunicação relativa à apresentação dos desempenhos da Costa do Marfim. contido no Relatório Doing Business 2020.

    “O Relatório Doing Business 2020, tornado público a 24 de Outubro, marca uma melhoria constante no desempenho do país em termos de facilitar e simplificar os procedimentos do quadro de gestão empresarial na Costa do Marfim. De acordo com este relatório do Grupo Banco Mundial, a Côte D´Ivoire é o 110º país no mundo em termos de facilidade para fazer negócios e está a 12 posições acima do relatório do ano passado.

    Além disso, a pontuação do  Doing Business anteriormente conhecida como Distance to the Frontier vai de 58,00 para 60,70, um aumento de 2,7 ”, saudou o porta-voz do governo.

    Adama Coulibaly, Ministro da Economia e Finanças da Côte D´Ivoire (Foto: D.R.)

    Estes desempenhos, explica o Conselho, devem-se à inclusão de quatro reformas em três indicadores, num total de quinze medidas e reformas em seis indicadores apresentados pela Côte d’Ivoire.

    Trata-se do indicador Pagamento de impostos e taxas alfandegárias, que aumentou 61 lugares, de 175º para 114º, o indicador de execução de Contratos, que aumentou doze (12) lugares, da O indicador de conexão de eletricidade subiu dois lugares e o indicador de Protecção de investidores minoritários subiu vinte e nove lugares.

    De acordo com uma contagem, desde o início do processo de reforma em 2013, a Côte d’Ivoire melhorou a sua pontuação em 67 lugares, passando de 177º lugar em 2013 para 110º em 2019. “O Conselho de Ministros da Côte d ‘Ivoire, congratulou-se com estes desempenhos que reflectem o bom momento do Governo em termos de governação política e económica e exortou os ministros preocupados com os indicadores ainda pendentes a envidar mais esforços para os aumentar ”. 

    A natureza urbana de Abidjan, capital da Côte D´Ivoire (Foto: D.R.)

    Mesmo que o país saia do Top 10 dos maiores reformadores do mundo, continua em clara progressão e almeja “nos próximos anos” figurar entre as 100 melhores economias do mundo “.

    É esta a ambição do ministro da Costa do Marfim ao Primeiro-ministro responsável pela promoção do investimento privado, Emmanuel Esmel Essis, entrevistado pela APA. “Em qualquer ação, você nunca está satisfeito.

    Mas estamos muito felizes por termos conquistado 67 lugares desde o início do processo Doing Business. Estamos optimistas no sentido de que, nos próximos anos, atingiremos a meta de estar entre pelo menos as cem melhores economias do mundo ”, disse Essis ao nosso colega APA. Isso quer dizer que os próximos relatórios serão muito escrutinados.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Reunião do G-7 critica abertamente as práticas comerciais da China e ameaça tomar medidas coercivas

    O envolvimento da China no sistema de comércio global foi duramente criticado pelos Ministros de Finanças do Grupo dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema