Segunda-feira, Junho 24, 2024
24.4 C
Lisboa
More

    João Lourenço declina convite para paricipar em cimeira pela paz na Ucrânia

    A presidência de Angola anunciou que o chefe de Estado João Lourenço declinou o convite para participar em Junho, na Suíça, numa cimeira pela paz na Ucrânia. Angola, que em 2022 fez parte dos países que condenaram na ONU a invasão russa da Ucrânia, vai participar na próxima cimeira África-Rússia que terá lugar em 2025.

    A secretaria de imprensa da presidência angolana anunciou que o Presidente João Lourenço declinou o convite do homólogo ucraniano; Volodymyr Zelensky, para participar na Cimeira de Paz na Ucrânia, que terá lugar na Suíça, no próximo mês de Junho, por razões de calendário. Durante a conversa telefónica que manteve com o líder ucraniano, João Lourenço agradeceu o convite e reafirmou a posição de Angola sobre o conflito que opõe à Rússia a Ucrânia, defendendo a procura de solução pacífica e duradoura.

    É de salientar que Angola, que tem uma relação de cooperação estratégica com a Rússia desde da independência em 1975, condenou a invasão da Rússia a Ucrânia e o Presidente João Lourenço iniciou uma maior aproximação com os Estados Unidos, tendo o Governo angolano celebrado vários acordos de cooperação económica com a administração Norte-americana.

    Porém, o país continua em busca de uma diversificação económica e, recentemente, o Presidente João Lourenço aceitou um convite do Presidente Russo, entregue pelo seu embaixador em Luanda, para participar na Cimeira África-Rússia em 2025.

     

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden e Trump se enfrentam em primeiro debate na quinta-feira

    O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema