Segunda-feira, Junho 24, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Em telefonema com Putin, Lula reafirma defesa de negociações de paz que envolvam Rússia e Ucrânia

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ao presidente russo, Vladimir Putin, a defesa do Brasil de negociações de paz que envolvam os dois lados na guerra entre Rússia e Ucrânia, durante telefonema nesta segunda-feira.

    Em nota, o Palácio do Planalto informou que Putin ligou para Lula e ambos conversaram ainda sobre a agenda de reforma de governança global do G20, presidido pelo Brasil, e temas de agenda bilateral.

    “Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi”, diz a nota.

    No documento, assinado em meados de maio, os dois países defendem a necessidade de ter Ucrânia e Rússia presentes em quaisquer negociações de paz.

    O presidente brasileiro decidiu não comparecer à Cúpula de chefes de Estado marcada na Suíça para discutir as negociações de paz porque a Rússia não foi chamada. Lula deixou claro, em outros discursos, que a posição brasileira é de que as negociações só avançarão com os dois lados na mesa.

    O Brasil deve ser representado pela embaixadora na Suíça, Cláudia Buzzi.

    Por Lisandra Paraguassu

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os mercados de petróleo caminham para um excedente até 2030, embora a procura continue forte nos países emergentes, diz a AIE

    Novas perspetivas de médio prazo da Agência Internacional de Energia (AIE) preveem mercados de petróleo confortavelmente abastecidos até...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema