Domingo, Maio 12, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Crimes por deserção são os que mais preocupam Procuradoria Militar

    O Procurador Militar no Namibe, Ruben Lucas, afirmou terça-feira, nesta cidade, que os crimes por deserção são os principais delitos cometidos pelos militares e efectivos da Polícia Nacional, com maior incidência a nível da província.

    Em declarações à Angop, a margem da palestra sobre o “ Papel da Procuradoria Militar na Consolidação do Estado de Direito”, nesta última terça-feira, o magistrado disse que a instituição tem vindo a promover pesquisas para se apurar as causas desses crimes, que de certo modo reflectem-se negativamente na sociedade.

    “A maior parte do efectivo são chefes de famílias e quando estes são privados de salários e outros elementos resultantes do seu eventual afastamento da corporação, provocam a desintegração familiar”, sublinhou.

    Acrescentou que o fenómeno preocupa a instituição, razão pela qual têm vindo a sensibilizar os efectivos para que tais actos não ocorram, porque desestruturaram completamente as famílias.

    Por outro lado, assegurou que o leque de acções de sensibilização por via de palestras e encontros de esclarecimentos sobre a legislação a nível das unidades têm influenciado positivamente na ausência de alguns crimes militares e paramilitares.

    Apontou ainda como medidas para combater este fenómeno que vem desestruturando milhares de famílias, a realização de campanhas de sensibilização e divulgação sobre os direitos da criança, a paternidade responsável e o cumprimento das mesadas por parte daqueles pais que respondem em tribunal.

    “Este trabalho tem sido feito em parceria com a direcção provincial da família, que tem ajudado os efectivos e militares a pautarem por uma conduta sã perante as suas famílias e assim caminharmos para uma sociedade harmoniosa e unida”, acrescentou o procurador.

    “Daqui em diante vamos intensificar o programa de divulgação da legislação, por via de palestras e encontros de sensibilização, para esclarecer as dúvidas da população sobre o papel da procuradoria militar e não só”, disse.

    No quadro, da semana da legalidade, que decorre de 30 de Março a 27 de Abril, a Procuradoria-geral da Republica no Namibe leva a cabo ciclo de palestras, encontros e mesa redonda junto dos órgãos de comunicação social locais, para se esclarecer o papel daquela instituição no seio da população, efectivos militares e Polícia Nacional.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema