Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Covid-19: UNITA reprova violação da privacidade

    O grupo parlamentar da UNITA recomendou às autoridades policiais para a estrita observância do direito à privacidade dos cidadãos que violarem o Estado de Emergência.

    Em nota de imprensa, o partido desaconselhou a divulgação de nomes de entidades políticas e dos órgãos judiciais sem que haja culpa formalizada.

    No comunicado, a propósito da retenção da deputada Maria Luísa Andrade, a UNITA sustenta que os deputados e outros representantes de órgãos de soberania, quando devidamente autorizados, gozam do direito de livre-trânsito.

    Sublinha que mesmo em Estado de Emergência, os direitos e imunidades dos membros dos órgãos de soberania “não podem ser afectados”.

    Entretanto, o grupo parlamentar lamentou o facto de a sua deputada ter violado a cerca sanitária imposta à província de Luanda, sem anuência do Parlamento.

    Maria Luísa Andrade foi autuada na provincial do Bié, depois de ter violado a cerca sanitária da capital, no quadro das medidas de excepção em vigor desde 26 de Abril.

    No quadro do desagravento das medidas de excepção, o Governo levantou a cerca inter-provincial, que permite a circulação de pessoas em 17, das 18 províncias do país.

    O Decreto Presidencial 120/20 impõe que a circulação seja apenas para efeitos económicos, estando interditas as viagens de lazer.

    À luz desse diploma, estão proibidas todas as entradas e saídas da província de Luanda.

    A UNITA exortou os deputados a cumprirem, individual ou colectivamente, as suas responsabilidades, no quadro das medidas para conter a propagação da pandemia da covid-19.

    “De facto, a deputada em causa deslocou-se à província do Bié sem solicitar à direcção do grupo parlamentar e, por inerência, ao Presidente da Assembleia Nacional, a autorização a que todos os deputados estão obrigados para as suas deslocações fora de Luanda”, lê-se na nota.

    Noutro sentido, o partido enalteceu a acção dos técnicos de saúde e dos demais envolvidos na luta contra a prevenção e combate à covid-19.

    Destacou o facto de os mesmos não pouparem esforços para proteger a vida dos angolanos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema