Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Combates deixam 10 mortos perto do aeroporto de Trípoli

    Pelo menos dez pessoas morreram nos combates que eclodiram nesta segunda-feira (15) no setor do aeroporto de Mitiga, perto de Trípoli, em função do ataque de um grupo armado – anunciou o Ministério da Saúde do governo líbio de união nacional (GNA).

    Esse grupo armado lançou “um ataque” contra o aeroporto, “que tem uma prisão, onde mais de 2.500 pessoas estão detidas por motivos diversos”, relatou a força Al-Radaa (“dissuasão”), encarregada de garantir a segurança da infraestrutura.

    Os agressores ainda não foram identificados, mas, em uma nota, o GNA de Fayyez al-Sarraj afirmou que a operação tinha como objetivo libertar “terroristas pertencentes às organizações Estado Islâmico (EI), Al-Qaeda e outros grupos” detidos no centro “administrado pela Força de dissuasão Al-Radaa, subordinada ao Ministério do Interior”.

    O GNA conta com o apoio da comunidade internacional.

    A direção de Segurança de Trípoli – também ligada ao Ministério do Interior – anunciou, por sua vez, que vários invasores foram detidos.

    “Todas as infraestruturas da base militar e o aeroporto estão sob controle e não foram danificados”, garantiu o órgão.

    Mais cedo, a direção do aeroporto internacional de Mitiga, o único da capital em funcionamento, havia anunciado a suspensão do tráfego aéreo “por causa dos combates”. Todas as vias que levam à zona foram interditadas.

    Nesta segunda, as trocas de tiros de armamentos pesados eram audíveis até Tajura, uma localidade que fica 30 quilômetros ao leste de Trípoli.

    Apesar de uma recente melhora relativa da segurança na capital, combates explodem esporadicamente no setor do aeroporto de Mitiga, no centro de uma disputa de influência entre milícias.

    A Força de dissuasão al-Radaa é formada basicamente de salafistas não extremistas, concentrados, sobretudo, no leste da capital. Leal ao GNA, ela atua como polícia em Trípoli e persegue traficantes e pessoas suspeitas de pertencerem ao EI.

    O GNA está instalado em Trípoli há quase dois anos, mas luta com dificuldade para impor sua autoridade a todo território, em especial devido à presença de uma autoridade paralela no leste.

    Mitiga é uma antiga plataforma militar usada pelo tráfego civil em substituição ao aeroporto internacional de Trípoli, gravemente danificado em 2014 por combates.

    Até agora, apenas as companhias aéreas líbias operam no país, garantindo voos domésticos e ligações regulares com Túnis, Alexandria (Egipto), Amã, Istambul e Cartum.

    A União Europeia proibiu todas as companhias líbias em seu espaço aéreo por “razões de segurança”.

    A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do ditador Muammar Kadhafi em 2011. A ONU definiu um plano de ação que prevê eleições para este ano, na tentativa de sair da crise. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    IA generativa ameaça economia dos meios de comunicação

    Ao apresentar uma resposta escrita por inteligência artificial (IA) às buscas dos internautas, o sistema de busca do Google...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema