Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    CNJ quer maior número de jovens em cargos políticos

    O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), João Tingão Mateus, instou, neste sábado, na Lunda Sul, o Executivo angolano no sentido dar uma maior quota para os jovens em cargos políticos e de decisão no aparelho do Estado, escreve a Angop.

    João Mateus Tingão fez este pedido durante o acto central do Dia da Juventude Angolana, a assinalar-se a14 de Abril, realçando que Angola tem hoje, jovens mais qualificados em relação aos últimos 16 anos, que devem ser bem aproveitados para os desafios que o país tem por vencer. É o caso da diversificação da economia e das transformações sociopolíticas.

    Considera que o país deve continuar a depositar grandes esperanças nos jovens, para que as transformações no tecido socioeconómico e político, sejam mais profundas.

    O presidente do CNJ defendeu a necessidade de se reforçar a promoção de um amplo movimento de diálogo com os jovens, a todos os níveis, envolvendo todos os actores da política nacional, para uma discussão mais concreta dos problemas que afligem a juventude, com realce para o desemprego.

    Por outro lado, disse que as autarquias deverão ser uma oportunidade inequívoca para a afirmação dos jovens na política, através de candidaturas individuais.

    Para tal, apelou aos jovens a estudarem o pacote legislativo autárquico, para estarem melhor preparados para este desafio político, que exige desta franja uma nova atitude e forma de fazer política, tendo em conta as transformações sociais que o país vem sofrendo.

    Disse ser imprescindível que neste mandato, a Assembleia Nacional aprove a lei do voluntariado juvenil, lei e politica nacional da juventude e o estatuto do dirigente associativo juvenil, por se constituírem ferramentas importantes para uma ampla participação dos jovens no processo de desenvolvimento sustentável do país.

    O acto ficou igualmente marcado com a implementação na Lunda Sul, do projecto “Juventude Informada, Responsável e Organizada” (JIRO), que visa munir os adolescentes e jovens com informações e habilidades que lhes permite optar por atitudes correctas perante a sexualidade.

    O projecto, segundo a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, visa igualmente afastar os jovens dos perigos das drogas e do consumo desregrado e bebidas alcoólicas e outras práticas que condicionam o desenvolvimento intelectual e socioeconómico desta franja.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema