Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Cimeira da União Africana: A proposta ousada de Akufo-Addo, Presidente do Gana, para a autonomia económica de África

    O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, apela aos governos africanos para que invistam um mínimo de 30% das suas reservas soberanas estrangeiras em instituições financeiras africanas.

    Enquanto África procura a unidade económica e o crescimento, o Presidente Akufo-Addo apresentou aos líderes na Cimeira da União Africana, que teve lugar na Etiópia, uma proposta radical para a soberania económica.

    Argumentando que “a forma como a arquitectura financeira global funciona não é a favor a África”, sublinhou a necessidade de reformas fundamentais e sistémicas.

    “Tal como está, praticamente todos os nossos países detêm as nossas reservas em bancos estrangeiros, atraindo taxas de juro largamente negativas”, disse Akufo-Addo. “Devíamos decidir que um mínimo de 30% das reservas de cada um de nós, reservas soberanas, deveriam ser investidas nas instituições multilaterais africanas”.

    Citando o Banco Africano de Desenvolvimento e o Afreximbank, Akufo-Addo disse que a medida fortaleceria os balanços das instituições multilaterais do continente, bem como a sua capacidade de facilitar “mais recursos” para o desenvolvimento de África.

    “Se encontrarmos uma forma de aumentar o poder financeiro das nossas instituições, estaremos numa posição melhor para financiar o nosso desenvolvimento.”

    Mark Bohlund, analista sénior de investigação de crédito da REDD Intelligence, afirma que as reservas cambiais de todos os países – não apenas em África – são normalmente colocadas em obrigações do tesouro dos EUA e outros activos líquidos detidos nos principais bancos centrais (Fed dos EUA) ou outros depositários. Os retornos destes, acrescenta, têm sido baixos desde a crise financeira global (2%-3% em geral), mas não negativos.

    Os países que transferiram parte das suas reservas cambiais para fundos soberanos, geralmente para obter retornos mais elevados, são países que tiveram um excesso de reservas, normalmente devido às exportações de petróleo ou minerais (Noruega, Arábia Saudita ou Botswana) ou porque a moeda manteve-se fraca (China e Japão). Este não é o caso de nenhum país africano, o que significa que canalizar reservas cambiais para bancos de desenvolvimento como o BAD ou fundos soberanos será um desafio, pois investi-los em projectos de desenvolvimento significa que não estarão disponíveis quando necessário.

    Akufo-Addo também apelou à realização de uma cimeira económica africana anual dedicada a soluções estratégicas para os desafios financeiros de África .

    “Passamos muito tempo participando de cúpulas com a China, a Índia, o Japão e os Estados Unidos. Temos agora cimeiras com a Turquia e, recentemente, com a Itália. Vamos a estas cimeiras porque não queremos pôr em perigo as nossas relações com eles”, disse Akufo-Addo.

    O economista ganês Adu Owusu Sarkodie liga a proposta de Akufo-Addo à experiência do seu governo com as instituições financeiras globais. O Gana tem lutado contra a pior crise económica da última geração. No ano passado, o governo foi forçado a assinar um programa de resgate de 3 mil milhões de dólares com o FMI, na condição de o governo do Gana tomar medidas para aumentar as suas receitas.

    O financiamento do desenvolvimento é uma das principais prioridades para África, com implicações directas na transformação estrutural, na criação de empregos de qualidade, no desenvolvimento industrial, na prosperidade económica inclusiva, no desenvolvimento sustentável.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema