Sexta-feira, Maio 17, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    China: Ni Yulan condenada a 2 anos e 8 meses de prisão

    PEQUIM, China – A militante chinesa Ni Yulan foi condenada a dois anos e oito meses de prisão e seu marido, Dong Jiqin, a dois anos, anunciou nesta terça-feira o porta-voz de um tribunal de Pequim.

    Os dois ativistas eram acusados de prestar assistência legal a vítimas de desapropriações.

    Ni – que já esteve várias vezes na prisão – e Dong foram considerados culpados de “provocar distúrbios” e “destruir bens públicos e privados”, em um processo sumário realizado em dezembro passado.

    A prisão do casal ocorreu em abril de 2011, quando dezenas de militantes tiveram sua liberdade limitada ou suprimida pelas autoridades, preocupadas com uma eventual propagação da revolta da Primavera Árabe.

    Ni e Dong, que deram ajuda legal a numerosas famílias vítimas de desapropriações na China, começaram a desafiar as autoridades em 2001, quando sua casa em Pequim foi demolida.

    Segundo a Anistia Internacional, Ni teve os joelhos e os pés quebrados durante sua prisão em 2002, e hoje se movimenta em uma cadeira de rodas.

    Ni, que estudou direito, foi condenada a um ano de prisão em 2002 por “obstrução de assuntos oficiais”, sendo proibida de exercer a advocacia. Em 2008, recebeu mais dois anos de prisão por “danos a propriedade pública”.

    Com 51 anos e saúde frágil, Ni tem sua situação acompanhada de perto pelas autoridades de Estados Unidos e União Europeia.

    Fonte: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema