Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Bureau Político do MPLA propõe renovação de 55% nos órgãos colegiais

    O Bureau Político do MPLA apreciou nesta terça-feira os documentos reitores para a realização do seu VIII (oitavo) congresso ordinário, previsto para Dezembro de 2021, que, entre outros, deverá garantir a renovação em 55 por cento da composição dos órgãos colegiais intermédios e nacional.

    O comunicado de imprensa desta III (terceira) reunião ordinária, orientada pelo presidente do partido, João Lourenço, indica que o Bureau Político deliberou para o estabelecimento de uma cifra até 50% do género feminino na composição dos órgãos colegiais intermédios e nacional do MPLA.

    A nota destaca também a atribuição de uma cifra de 35% para a representação da juventude, com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos.

    Entre os documentos fundamentais para o VIII congresso, os membros do Bureau Político também analisaram as condições técnicas, logísticas e materiais, tendo em conta os condicionalismos decorrentes da situação de calamidade devido a pandemia da Covid-19.

    Reafirmação da liderança de João Lourenço

    A nota de imprensa aponta que o VIII congresso, o primeiro de carácter ordinário orientado por João Lourenço, deverá reafirmar a liderança do seu presidente e preparar o partido para os desafios políticos e eleitorais futuros.

    Deverá ainda assegurar a unidade e coesão da organização política, fundada a 10 de Dezembro de 1956.

    Jornalista Joana Tomás candidata à SG da OMA

    O Bureau Político aprovou a indicação de Joana Tomás para candidata ao cargo de secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), a ser eleita no VII congresso ordinário da organização feminina do MPLA, previsto para Março de 2021.

    O cargo é ocupado desde 1999 por Luzia Inglês Van-dúnem, de 72 anos de idade.

    II secretários provinciais

    A reunião aprovou também as propostas de provimento dos cargos de segundos secretários dos comités provinciais do MPLA no Cuando Cubango, Cunene, Cuanza Sul, Huambo, Luanda e Uíge, respectivamente, por Carla Maria Cativa, Gonçalves Namweya, Agostinho Domingos Cassessa, Augusto Chimuco Samucambo, Nelson Funete e Pedro Augusto Conga.

    MPLA demarca-se de poster’s que excluem José Eduardo dos Santos

    O Bureau Político condenou “veementemente” a afixação de poster’s, no âmbito das comemorações dos 45 anos da independência nacional, contendo fotografias dos Presidentes da República e que omitem a imagem de José Eduardo dos Santos.

    “Demarca-se de tais iniciativas por contrariarem os princípios políticos e democráticos vigentes no MPLA”, relembrando que José Eduardo dos Santos, Presidente Emérito do MPLA, “ocupa um lugar privilegiado” na história de Angola e da organização partidária.

    O órgão directivo do MPLA “condena veementemente todas as iniciativas que tendem a dividir os militantes, simpatizantes e amigos do partido”.

    O Bureau Político inteirou-se ainda do memorando para a realização da reunião extraordinária do Comité Provincial da JMPLA do Cunene para a eleição do novo primeiro secretário provincial da organização juvenil, em que concorrem Marcelino dos Santos Guilherme e Ireno Nauta Domingos Nambalo.

    A III Reunião do Bureau Político decorreu em observância das normas e regras determinadas pelas autoridades sanitárias no combate contra a pandemia da Covid-19, tendo os membros residentes fora da capital, Luanda, participado por vídeo-conferência.

    Dizem os Estatutos do MPLA que o Bureau Político é o organismo permanente da direcção do Partido que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do Partido.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema